Moradores relatam apagão em vários estados do país
Por Cristina Camargo/Folhapress
14/10/2025 às 06:37
Foto: Marcelo Casal Jr / ABr /Arquivo

Moradores de várias regiões do país relataram nas redes sociais um apagão no início da madrugada desta terça-feira (14).
Há relatos de moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.
Em alguns casos foi notada uma queda de apenas alguns segundos da energia elétrica. Em outros, as ruas e os imóveis ficaram até 20 minutos sem luz.
Em São Paulo, o apagão afetou 937 mil clientes da Enel.
A Enel informou, na manhã desta terça, que a interrupção de energia foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema) .
"O procedimento de corte de carga, conhecido como ERAC, acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional, para proteger o sistema elétrico.
Em oito minutos, por volta das 0h40, os 937 mil clientes afetados em São Paulo tiveram o serviço normalizado", diz a nota.
Em nota, a Amazonas Energia informou que às 23h32 de segunda-feira (13) ocorreu uma "perturbação no SIN (Sistema Interligado Nacional), interrompendo o fornecimento de energia em bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara.
Pouco depois da meia-noite houve a autorização do SIN para início do processo de normalização do sistema.
Em Santo André, no ABC paulista, por exemplo, moradores publicaram vídeos de bairros sem luz no início da madrugada. O mesmo ocorreu em regiões do Rio de Janeiro, como o Complexo da Maré, a Ilha do Governador e a Baixada Fluminense.
"Participamos da falta de luz nacional", escreveu no X (ex-Twitter) uma moradora de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
