Lula diz que ajuste fiscal não justifica queda em investimento social
Por Redação
13/10/2025 às 10:49
Foto: Gustavo Moreno/Arquivo/STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que programas de ajuste fiscal não devem servir de justificativa para reduzir investimentos sociais. Em discurso direcionado a bancos multilaterais e países doadores durante reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, em Roma, ele destacou que os recursos disponíveis precisam ser direcionados para enfrentar os desafios reais da humanidade. A informação é da Reuters.
Lula ressaltou a importância de revisar prioridades, argumentando que medidas de ajuste fiscal não podem se sobrepor ao desenvolvimento humano e social. Para ele, é fundamental que os investimentos em políticas sociais continuem como parte central da agenda econômica.
O presidente também apontou que o combate à fome e à pobreza constitui o melhor estímulo para a economia global. Ele explicou que, ao direcionar recursos para essas áreas, o consumo cresce, o mercado se aquece e surgem novos ciclos de desenvolvimento, reforçando a necessidade de priorizar políticas que promovam inclusão e bem-estar social.
