Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Foto de uísque no gabinete gera crise política em Retirolândia e pode resultar na 1ª CPI da história do município
Foto de uísque no gabinete gera crise política em Retirolândia e pode resultar na 1ª CPI da história do município
Por Redação
01/10/2025 às 08:29
Foto: Divulgação

Uma foto de uma garrafa de uísque no gabinete do prefeito de Retirolândia, José Egnildo dos Santos, o Guene (PSB), desencadeou uma crise política no município do Nordeste baiano e pode levar à instalação da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em 63 anos de história local.
A imagem foi divulgada pelo ex-vereador e advogado Aquiles Nereu, que também realizou uma live denunciando supostas irregularidades na gestão de Guene, com destaque para contratos da saúde. Entre eles, foi citado o vínculo com o Instituto Strategic, que estaria envolvido em pagamentos indevidos e indícios de superfaturamento.
Após a publicação, o prefeito teria retaliado encerrando o contrato do escritório jurídico de Nereu com a prefeitura. O episódio gerou ainda mais tensão porque o advogado foi aliado de Guene nas eleições de 2024, apoiando sua candidatura.
Diante da repercussão, vereadores da oposição anunciaram a intenção de instaurar uma CPI para apurar as denúncias no setor da saúde. A iniciativa é liderada pelo vereador Sandro da Vargem (PT) e conta com o apoio de outros quatro parlamentares, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Dhon do ACM (PCdoB).
A proposta deve ser protocolada na Casa Legislativa ainda esta semana. Caso seja aprovada, marcará a primeira vez que o município instalará uma CPI em sua trajetória administrativa.
