Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Anvisa aciona agências internacionais para trazer antídoto contra intoxicação por metanol ao Brasil
Anvisa aciona agências internacionais para trazer antídoto contra intoxicação por metanol ao Brasil
Por Redação
03/10/2025 às 08:36
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acionou autoridades reguladoras de diversos países para viabilizar a importação do fomepizol, medicamento considerado antídoto contra a substância. Até agora, o Brasil já registrou 59 casos suspeitos, sendo 11 confirmados em laboratório e 48 em investigação. A informação é da "CNN".
A agência já consultou formalmente órgãos reguladores dos Estados Unidos, Argentina, União Europeia, México, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália para obter autorização para a comercialização do produto. O fomepizol ainda não tem registro sanitário no país, o que obriga o governo a recorrer a fornecedores estrangeiros para atender ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Para acelerar o processo, a Anvisa publicou um edital internacional em busca de fabricantes e distribuidores com disponibilidade imediata. Paralelamente, a agência reforçou o apoio às análises da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, que já conta com três unidades aptas a identificar contaminações por metanol.
Em caráter emergencial, foram mapeadas mais de 600 farmácias de manipulação no Brasil com capacidade de preparar etanol em grau de pureza adequado para uso médico — uma alternativa terapêutica ao fomepizol caso seja necessário.
