Nunes vai revogar nomeação de ex-chefe da GCM para superintendência
Por Carlos Petrocilo, Folhapress
05/09/2025 às 15:16
Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de SP/Divulgação

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), irá revogar a nomeação do ex-comandante da GCM (Guarda Civil Metropolitana) Eliazer Rodella para a Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas da corporação.
A decisão foi tomada pelo prefeito depois de o Painel revelar que Rodella havia sido designado para o novo cargo, conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (5).
Ele foi afastado do comando da GCM em abril deste ano após acusações de agressão à ex-mulher Samara Rocha Bragantini.
Rodella ainda responde a processo administrativo disciplinar junto à Corregedoria. Mesmo assim, o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, nomeou o ex-número 1 da GCM para a superintendência de ações ambientais.
Como justificativa para a nomeação desta sexta, a pasta de Segurança Urbana afirmou, através de nota, que age conforme a legislação e que, na SAE, Rodella exerce função administrativa, sem ocupar cargo de chefia.
Em maio, ele já havia sido nomeado para compor uma comissão que desenvolve ações ligadas à Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027. São Paulo é uma das sedes da competição. Dez dias depois, no dia 29 de maio, a indicação de Rodella foi revogada.
O Painel não conseguiu contato com Rodella. Desde o afastamento, ele não concedeu entrevistas.
