Lula vai a jantar de Moraes para celebrar posse no STF
Por Mônica Bergamo/Folhapress
29/09/2025 às 21:30
Foto: Gustavo Moreno/STF

Sai a festa oferecida pelas associações de magistrados, que reúne centenas em torno dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entra um jantar seleto e reservado, com a presença inclusive do presidente Lula.
Nesta segunda (29), o ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse como vice-presidente da Corte, recebe convidados em sua casa para celebrar a troca de comando no STF.
A reunião restrita foi organizada depois que o novo presidente, Edson Fachin, recusou a festa que associações de magistrados tradicionalmente oferecem depois da posse dos novos comandantes do Supremo.
A celebração, que ocorria sempre que havia troca de comando do STF, reunia advogados, procuradores, juízes, desembargadores, ministros de outros tribunais, políticos, jornalistas e até militares em clubes de Brasília.
Numa tentativa de demonstrar maior sobriedade que seus antecessores, Fachin quebrou a tradição e decidiu que a celebração mais ampla seria feita no próprio STF, onde seriam oferecidos apenas café e água.
A data, no entanto, não vai passar em branco. Mas, com o jantar, apenas convidados escolhidos a dedo terão acesso a Fachin, a Alexandre e aos demais ministros do tribunal que comparecerem à reunião.
