Ireuda Silva ressalta o papel das mulheres na Independência do Brasil
Por Redação
08/09/2025 às 09:19
Foto: Divulgação/Arquivo

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), destacou a importância das mulheres na luta pela Independência do Brasil, muitas vezes invisibilizadas pela historiografia oficial. Para ela, reconhecer essas personagens é essencial para valorizar a participação feminina na construção da nação e fortalecer a luta por igualdade de gênero.
Ireuda lembrou figuras históricas como Maria Felipa de Oliveira, que organizou grupos de resistência em Itaparica contra os portugueses; Maria Quitéria, considerada a primeira mulher a ingressar nas forças armadas brasileiras; e Joana Angélica, mártir assassinada ao tentar impedir a invasão de soldados portugueses ao Convento da Lapa, em Salvador. “Essas mulheres foram protagonistas de momentos decisivos, mas seus nomes ainda não têm o devido destaque nos livros didáticos e no imaginário coletivo”, afirmou a parlamentar.
A vereadora ressaltou que a Independência não foi feita apenas por homens em cargos de liderança, mas contou com a bravura de mulheres que desafiaram padrões sociais e enfrentaram riscos extremos. “Precisamos resgatar essa memória para que as novas gerações entendam que a luta feminina por espaço e reconhecimento não começou agora, mas é uma marca da nossa história. É também uma forma de inspirar as mulheres de hoje a continuarem rompendo barreiras”, concluiu Ireuda.
