/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Capitão Alden realiza audiência pública sobre tatuagens no mundo do crime

Capitão Alden realiza audiência pública sobre tatuagens no mundo do crime

Por Redação

30/09/2025 às 20:16

Atualizado em 30/09/2025 às 20:16

Foto: Divulgação

O deputado federal Capitão Alden (PL),

A Câmara dos Deputados sediará na próxima terça-feira (7), às 10h, a audiência pública “Significado das Tatuagens no Mundo do Crime”, proposta pelo deputado federal Capitão Alden (PL), vice-líder da oposição e membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O objetivo da audiência é discutir o uso de tatuagens como forma de identificação entre membros de facções criminosas, abordando seu significado simbólico e a importância do conhecimento dessas marcas para o trabalho das forças de segurança.

O evento reunirá especialistas e autoridades ligadas à inteligência penal, ao sistema penitenciário e ao Ministério Público.

“Tenho certeza de que a audiência será um sucesso. O tema é extremamente atual e os convidados trarão contribuições valiosas para o enfrentamento da criminalidade simbólica”, afirmou o deputado.

Vale destacar que a discussão terá como base a Cartilha Linguagem Simbólica do Crime – O código secreto das prisões ultrapassa os limites das cadeias, conhecida como “Cartilha de Tatuagem”, que foi produzida por Alden.

Publicado pela primeira vez em 2012, quando o parlamentar ainda atuava na Polícia Militar da Bahia, o material se tornou referência para agentes de segurança e continua sendo atualizado.

Confira abaixo as autoridades confirmadas:

  • Adriana Lourenço Pessoa Vessoni – Coordenadora-Geral de Inteligência Penal (Senappen/MJSP)
  • Antonio Glautter de Azevedo Morais – Diretor de Inteligência Penitenciária (Senappen/MJSP)
  • Fernando Pascoal Lupo – Promotor do Ministério Público de São Paulo (MP-SP)
  • Geraldo Magela Mendes Menezes Júnior – Delegado da Polícia Federal
  • Laercio Rossetto – Delegado-Chefe da 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul
  • Luiz Eduardo Pires Thomaz – Coordenador-Geral de Inteligência do Sistema Penitenciário Federal (Senappen/MJSP)
  • Luiz Fábio Silva Paiva – Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Rogério Neves – Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.