Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Ao lado de aliado que votou a favor da PEC, Jerônimo detona blindagem a parlamentares: “Quem anda a sério não precisa dessa proteção”
Ao lado de aliado que votou a favor da PEC, Jerônimo detona blindagem a parlamentares: “Quem anda a sério não precisa dessa proteção”
Por Política Livre
22/09/2025 às 15:59
Atualizado em 22/09/2025 às 16:29
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a condenar a aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados, numa votação classificada por ele como uma “aberração”.
“Eu fico muito triste quando a política se serve e é utilizada para ganhos pessoais. O que a gente viu na votação do Congresso foi uma aberração, uma aberração”, iniciou o governador, ao responder sobre o tema durante uma agenda em Ribeira do Pombal, na última sexta-feira (19).
A declaração foi feita ao lado do deputado federal Ricardo Maia (MDB), que integra sua base política, mas votou favorável à proposta. A PEC que estabelece novas regras e torna mais difícil a prisão de deputados e senadores teve 344 votos favoráveis e 133 contrários. O texto ainda precisa passar pelo Senado Federal, onde o relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD) já antecipou voto contrário.
Assim como Maia, outros baianos aliados do governador votaram a favor da blindagem, como Gabriel Nunes (PSD) e Mário Negro monte Júnior (PP) - este último chegou a dizer que estava arrependido. Ao todo, 22 deputados federais da Bahia votaram a favor da medida, enquanto 14 se posicionaram contra. Houve ainda duas abstenções e uma ausência.
“Quem anda a sério não precisa dessa proteção, dessa blindagem. Alguns até apelidam de bandidagem. Não concordo, tem muitos projetos que os parlamentares que a gente vota precisavam se debruçar. Por exemplo, o tema do imposto de renda está paralisado. Geração de emprego e renda. Então, está em jogo a imagem nossa da política, a seriedade. Quem mexe com coisa boa não precisa dessa blindagem”, completou Jerônimo, ao lado de Ricardo Maia.
