/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

UNALE abre negociação com Hugo Motta para barrar veto de Lula e evitar redução no número de deputados nas Assembleias

UNALE abre negociação com Hugo Motta para barrar veto de Lula e evitar redução no número de deputados nas Assembleias

Por Política Livre

21/08/2025 às 11:21

Atualizado em 21/08/2025 às 11:23

Foto: Carine Andrade/Política Livre

Tia Ju

Deputada pelo Rio de Janeiro, a presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Tia Ju (Republicanos-RJ), afirmou que a entidade já abriu conversas com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para evitar a redução do número de deputados estaduais a partir de 2027 por força da recontagem do censo do IBGE.

“A questão da perda das cadeiras, a UNALE também está se mobilizando, fazendo as provocações necessárias. Nós já estamos entrando em contato com o presidente Hugo Motta para a gente também estar nessa discussão porque os estados perdem, isso é muito ruim. Em cima de um de um informe que não é muito legítimo, né?", indagou Tia Ju em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que sedia a solenidade de entrega do “Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2024”.

Tia Ju argumenta que o último levantamento do IBGE não foi preciso e apresentou discrepâncias na quantidade populacional do Rio e da Bahia, sua terra natal - ela é filha de Feira de Santana.

“A gente sabe que o último censo deixou um pouco a desejar, não desqualificando o instituto que que realiza, não é sobre isso, mas muita gente não foi consultada e aí diminui-se cadeiras em cima de um censo que está com a lacuna enorme. Dizer que diminuiu a população da Bahia e do Rio de Janeiro é realmente o discrepante, é muito discrepante”, acrescentou.

Com a recontagem, a Bahia pode perder dois deputados federais e até seis estaduais já a partir das eleições do próximo ano. Para evitar a baixa, o Congresso Nacional aprovou o aumento de cadeiras na Câmara para manter a proporcionalidade dos espaços, porém o projeto foi vetado pelo presidente Lula. Agora, a Câmara pode derrubar o veto presidencial.

Segundo a presidente da UNALE, a pauta faz parte de um conjunto de mobilizações para estabelecer em Brasília uma frente parlamentarista de deputados estaduais para também participar das discussões do Brasil.

“Já estamos pautando também o presidente da Câmara porque já tivemos até assinaturas a mais do que a gente precisava e a gente quer que ele paute logo e já determine a nossa frente, que vamos estar presentes em todas essas discussões [do país]”, completou.

Com informações da repórter Carine Andrade.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.