Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Presidente do União Brasil fala em 'força política que não se submete ao governo' após cobranças de Lula
Presidente do União Brasil fala em 'força política que não se submete ao governo' após cobranças de Lula
Por Victoria Azevedo/Folhapress
26/08/2025 às 20:45
Foto: Divulgação

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, reagiu às cobranças que o presidente Lula (PT) fez aos ministros do centrão em reunião nesta terça-feira (26) e afirmou que isso mostra a "importância de uma força política que não se submete ao governo".
Mais cedo, em reunião ministerial, o presidente da República cobrou fidelidade dos ministros do centrão e sugeriu que deixem o governo caso não se sintam confortáveis para defendê-lo.
Lula se dirigiu aos ministros do União Brasil e do PP para cobrar que eles se posicionem durante atos de oposição organizados por seus partidos, citando o evento de homologação da federação União Progressista na semana passada que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Ainda de acordo com relatos, o presidente da República disse, ao falar dos laços com seus ministros, que não tinha a pretensão de ser amigo de Rueda. Ele afirmou que não gosta do dirigente partidário e que a recíproca também é verdadeira.
A declaração causou mal-estar entre integrantes do União Brasil que são aliados de Rueda. O presidente do partido, por sua vez, reagiu nas redes sociais afirmando que as falas de Lula evidenciam "o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo".
"Na democracia, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um. O que deve nos guiar é a construção de soluções e não demonstrações de desafeto. Minha prioridade continuará sendo a mesma, trabalhar por um futuro melhor para o Brasil, com estabilidade política, desenvolvimento econômico e respeito as instituições", escreveu Rueda em publicação nas redes sociais.
Nas últimas semanas, integrantes da federação têm defendido o desembarque de seus representantes na Esplanada de Lula e feito discursos críticos ao governo federal. O União Brasil tem três representantes na Esplanada: Celso Sabino (Turismo), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional). O PP, por sua vez, tem André Fufuca (Esporte), além de ter indicado o presidente da Caixa Econômica Federal.
Leia também: Lula cobra fidelidade de ministros do centrão, reclama de evento com Tarcísio e diz que não gosta de Rueda
