/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Ministério da Justiça diz que projeto antimáfia será equilibrado e sem 'glamourizar' facções

Ministério da Justiça diz que projeto antimáfia será equilibrado e sem 'glamourizar' facções

Por Fábio Zanini/Folhapress

28/08/2025 às 07:55

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça diz que não quer "glamourizar" facções criminosas, e sim combatê-las, ao descartar a criação de uma agência antimáfia no projeto de lei que está sendo elaborado para tratar do tema.

A ideia, segundo um assessor da pasta, é chegar a um texto equilibrado, que mude a legislação para asfixiar financeiramente as organizações e dificultar sua operação no país.

A criação de uma agência chegou a ser discutida internamente no ministério, mas foi descartada por provocar ruídos com órgãos como a Polícia Federal.

A avaliação é que essa é uma agenda do Ministério Público, inspirada no modelo italiano, que levaria ao surgimento de "superprocuradores". Como definiu o integrante do ministério, isso atenderia a vaidades pessoais, e não necessariamente a uma estratégia coerente de combate ao crime organizado.

Um ativo importante da pasta para combater as facções é o cadastro de informações reunidas pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). O órgão possui o nome e a localização das organizações em todo o país.

O projeto está em fase final de elaboração na Justiça e será depois encaminhado à Casa Civil, para depois ser apresentado no Congresso. A ideia é que isso ocorra ainda neste ano.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.