Correios lançam plano para colocar estatal na era 4.0
Por Julio Wiziack, Folhapress
22/08/2025 às 17:56
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo

Em meio à crise das postagens e mais competição no setor de entregas, os Correios lançam, nesta segunda (25), o Projeto DNA, que pretende implantar somente embalagens invioláveis e múltiplos níveis de verificação, permitindo reduzir fraudes, falsificações ou desvios.
Com o projeto, a estatal também quer reduzir sua dependência de soluções estrangeiras de validação e certificação documental, a chama era 4.0, termo que, no mundo das postagens, significa que um pacote foi enviado em embalagem inviolável pelo remetente e entregue ao destinatário, sem chance de desvio com rastreio em todas as etapas.
A primeira dessas inovações será apresentada na COP30, em um showroom que reunirá protótipos de selos inteligentes, e-Cartas certificadas e embalagens seguras —tudo parte do projeto.
Também está prevista a criação de uma nova geração de produtos seguros, como selos 4.0 [por meio de códigos QR], embalagens inteligentes, moléculas exclusivas e tintas de segurança, correspondências digitais certificadas.
Para a estatal, só isso já reduzirá em até 80% as fraudes e melhorar em 50% o desempenho operacional.
"Estamos investindo para que os Correios sejam referência não apenas em logística, mas também em tecnologia e soberania informacional", disse o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O executivo, que enfrentou embates com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e chegou a pedir demissão, segue no comando da empresa. O desafio é o mesmo: reduzir o endividamento, hoje de cerca de R$ 2,8 bilhões, com aumento de receitas por meio de outras linhas de negócios.
