Bruno Reis diz que Lula e Jerônimo podem diminuir impactos do tarifaço
Por Reinaldo Oliveira, Política Livre
01/08/2025 às 16:14
Foto: Política Livre/Arquivo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a cobrar do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) ações concretas que possa diminuir os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista à imprensa durante a reinauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anival Razoni Figueiredo, em Dom Avelar, o chefe do Palácio Thomé de Souza disse que tem se reunido com representantes do setor produtivo local para avaliar os impactos das tarifas, mas destacou que o município tem pouca margem de atuação diante da gravidade da situação. De acordo com o prefeito, a responsabilidade por eventuais compensações tributárias recai sobre os governos federal e estadual.
“Me reuni semana passada com a base, com o Sinduscon-BA, com a Ademi-BA. Ao invés de estar alardeando na imprensa, criando factóide, estou trabalhando. Estou vendo quais medidas podemos adotar. É óbvio que os tributos municipais não têm grande impacto sobre os prejuízos causados aos setores”, afirmou.
Ainda segundo Bruno Reis, faltam ações enérgicas e reais do governo federal e do governo da Bahia que possam mitigar os efeitos da taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente norte-americano e oficializada na última quarta-feira (30), com exceção de cerca de 700 itens.
“O que o Estado deveria fazer, ao invés de estar se reunindo, é adotar medidas concretas de redução de tributos. O mesmo vale para o governo federal. Ao invés de estar brigando, deveria apresentar isenções e compensações que deem competitividade aos produtos que perderam mercado nos EUA”, finalizou.
