/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Após ser eleito com o apoio de Rodrigo Hagge, Eduardo Hagge exonera esposa do sobrinho e consolida rompimento

Após ser eleito com o apoio de Rodrigo Hagge, Eduardo Hagge exonera esposa do sobrinho e consolida rompimento

Por Política Livre

14/08/2025 às 10:06

Atualizado em 14/08/2025 às 16:41

Foto: Divulgação/Arquivo

Eduardo e Rodrigo Hagge

Um imbróglio familiar na política de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, chegou ao limite do tensionamento nesta quarta-feira (13) e promete novos e emocionantes capítulos. Isso porque o prefeito Eduardo Hagge (MDB) exonerou do cargo de secretária de Planejamento Yasmin Lima, que é esposa do ex-prefeito Rodrigo Hagge (MDB), sobrinho do atual gestor. Ele alegou seguir uma recomendação do Ministério Público da Bahia, que apontou casos de nepotismo na gestão. Mas isso seria apenas uma justificativa oficial.

Filho do ex-prefeito e ex-deputado Michel Hagge, Eduardo foi eleito no ano passado com o apoio de Rodrigo, que finalizou em 2024 seu segundo mandato com elevada aprovação. O tio, inclusive, não era o favorito do grupo político, que preferia outros nomes, mas Rodrigo bancou a indicação de Eduardo, que acabou saindo vitorioso da disputa contra Cida Moura (PSD).

A exoneração de Yasmin ocorreu nesta quarta, no dia do aniversário de Rodrigo, e foi realizada sem que o sobrinho fosse comunicado da decisão. A medida do prefeito consolida o rompimento com o sobrinho e agora ex-aliado político.

Eduardo já vinha tensionando a relação com Rodrigo desde o início do seu mandato. O motivo é a disputa eleitoral do próximo ano, quando os dois divergem em relação ao apoio do grupo. O tio se aproximou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e exigia que Rodrigo, que é pré-candidato a deputado estadual, fizesse o mesmo caminho.

O sobrinho, contudo, preferiu ficar no grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), o que irritou o tio e a cúpula do MDB no Estado, que, inclusive, vem fazendo ameaças veladas contra Rodrigo nos bastidores. Nas eleições do ano passado, entretanto, Neto apoiou Eduardo e esteve na cidade para eventos políticos durante a campanha.

Nesta quarta, a coluna Radar do Poder revelou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima encaminhou carta a Rodrigo Hagge, solicitando que o correligionário peça desfiliação do partido para não ser expulso. [Veja mais aqui].

O ex-prefeito da capital até tirou o comando do União Brasil das mãos do então vice-prefeito Renan Pereira para evitar que o partido lançasse candidatura e garantir o apoio ao candidato de Rodrigo. Jerônimo, por outro lado, fez campanha para Cida Moura, adversária de Eduardo na disputa eleitoral.

A aliados próximos, Rodrigo disse que foi pego de surpresa com a decisão do tio de exonerar a esposa e considerou a medida de "extremo desrespeito", visto que ele nem foi comunicado previamente. Além disso, ele confidenciou que este foi um ato de traição e perseguição do próprio tio, uma vez que ele deu total apoio a Eduardo nas eleições do ano passado e bancou a indicação dele.

Segundo apurou a reportagem, Eduardo condicionou o apoio a Rodrigo ao rompimento dele com ACM Neto e que caminhasse com Jerônimo. O tio teria avisado ao sobrinho que, se seguisse com Neto, não teria o seu apoio na disputa pela Assembleia Legislativa. Rodrigo, entretanto, negou e disse que seria incoerente marchar com o governador petista.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.