Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Após novas mudanças de Jerônimo Rodrigues em secretariado, governistas do PP e PDT esperam lugar ao sol no governo
Após novas mudanças de Jerônimo Rodrigues em secretariado, governistas do PP e PDT esperam lugar ao sol no governo
Por Política Livre
12/08/2025 às 17:46
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

As mudanças feitas nesta terça-feira (12) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no comando das secretarias de Administração (Saeb) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) devem ter impacto direto nas negociações do Palácio de Ondina com o PDT e os deputados estaduais do PP, que aguardam serem contemplados com novos espaços na gestão estadual.
No caso dos parlamentes do PP, Jerônimo já teria batido o martelo e acatado a indicação de Max Passos, atual diretor de Habilitação do Detran, para o comando geral do órgão no lugar de Rodrigo Pimentel, que exercia a função desde o governo Rui Costa (PT) e agora foi indicado para a titularidade da Saeb.
Max tem relações políticas em Cruz das Almas, terra onde já foi vereador, com o líder do PP na Assembleia, deputado Niltinho, e, desde o início de 2023, quando assumiu a Diretoria de Habilitação, se aproximou bastante do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT).
A indicação tem ainda o aval dos deputados Eduardo Sales, Hassan Iossef e Antonio Henrique Júnior, que formam o bloco dos parlamentares que almejam deixar conjuntamente o PP na janela partidária por não concordarem com a federação formada nacionalmente entre a legenda e o União Brasil. Os outros dois representantes da legenda na Assembleia - Nelson Leal e Felipe Duarte - discutem o futuro partidário de forma isolada, embora também estejam na base governista.
Aliás, na mesma medida em que inviabilizou as negociações do governo para atrair o PP por inteiro à base aliada, a federação ajudou Max Passos, uma vez que o indicado para a presidência do Detran pelo comandante do partido na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, era Gilvan Lima, primo do parlamentar. A articulação já tinha até a aprovação dos membros da sigla na Assembleia.
No caso da Secti, lideranças do PDT ainda acreditam que a pasta será comandada por um indicado do partido, apesar de o governador ter nomeado hoje para o posto Marcius Gomes, que era chefe de gabinete do exonerado André Juazeiro, outro remanescente da gestão do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Segundo apurou o site com fontes ligadas ao governo, a nomeação de Marcius seria interina, até que os pedetistas indiquem um nome para a titularidade da pasta, o que deve ocorrer ainda em agosto.
