Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Rosemberg Pinto descarta, por ora, aliança do PT com prefeito de Itapetinga, mas destaca "ponte" para 2026
Rosemberg Pinto descarta, por ora, aliança do PT com prefeito de Itapetinga, mas destaca "ponte" para 2026
Por Política Livre
29/07/2025 às 09:40
Atualizado em 29/07/2025 às 11:45
Foto: Arquivo Política Livre

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), afirmou que não há, neste momento, qualquer pacto político definido entre o PT e o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB). Em conversa com este Política Livre, o parlamentar, que tem forte atuação no município, disse que há convergência pontual com o gestor em relação a temas administrativos, mas ressaltou que isso não significa um alinhamento político-eleitoral.
“O que nos unifica neste momento, politicamente, é o apoio ao governo e à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Isso pode ser uma ponte para uma futura aliança, mas não há nada contratado. Temos conversado, é verdade, mas não fizemos nenhuma tratativa no sentido de formalizar adesão à gestão local ou a uma eventual recondução de Eduardo (em 2028)”, disse Rosemberg, que, no passado, já apoiou em Itapetinga a administração do ex-prefeito Michel Hagge, pai do atual gestor.
A aproximação entre Eduardo Hagge e Jerônimo Rodrigues foi costurada pelos irmãos Vieira Lima, que comandam o MDB no Estado. Até a eleição de 2024, o prefeito estava na oposição ao PT, no grupo liderado por ACM Neto (União), a exemplo do antecessor e sobrinho, Rodrigo Hagge (MDB), que pretende concorrer a uma cadeira na Assembleia em 2026.
Apesar das tentativas de Geddel e Lúcio Vieira Lima de atrair Rodrigo para a base governista, o cenário ainda não mudou. O ex-prefeito de Itapetinga, por sinal, estaria articulando para que Cida Moura (PSD), que disputou a Prefeitura em 2024 com tendo o PT ao lado e ficou na segunda colocação, o apoie e migre para a oposição no plano estadual, como já revelou a coluna Radar do Poder. Por outro lado, Rodrigo só deve ter o apoio de Eduardo em 2026 se caminhar com Jerônimo.
Apesar das indefinições, Rosemberg reforçou que o interesse principal do PT é garantir que Itapetinga não seja prejudicada por disputas políticas. “Com Rodrigo (Hagge), ele nunca quis ajuda do PT ou do governo. Eduardo é diferente. Ele procurou o governador, procurou o nosso partido. Então, queremos ajudar a cidade, porque ela não pode sofrer só porque as práticas locais sempre foram de disputa com o nosso campo”, concluiu.
