Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Reestruturação e expansão de serviços marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde em Camaçari
Reestruturação e expansão de serviços marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde em Camaçari
Por Redação
31/07/2025 às 18:00
Atualizado em 31/07/2025 às 18:01
Foto: Juliano Sarraf/Divulgação PMC

Os primeiros seis meses da atual gestão da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) têm sido marcados por um esforço contínuo de reconstrução, reorganização e expansão dos serviços. A pasta tem se dedicado à reestruturação do sistema municipal de saúde, “devolvendo dignidade ao atendimento, além de promover avanços importantes para a população”.
É o que destacou a secretária Rosangela Almeida, ao descrever como “caótico” o cenário encontrado ao assumir a administração. “Encontramos uma saúde totalmente desorganizada, com vários serviços suspensos, sem contratos, sem estoques de medicações e profissionais desmotivados. Ao longo deste tempo, procuramos focar na reorganização. Apesar das estruturas precárias, reabrimos todas as unidades e recompomos as equipes”, disse.
Entre as ações do período, Rosangela destaca a retomada dos atendimentos no Multicentro de Monte Gordo e na Policlínica de Camaçari, com a oferta de especialidades médicas e exames, em destaque, neste último, em procedimentos como endoscopia digestiva alta e colonoscopia. No mesmo ritmo de reestruturação, foi reativado o Serviço de Transporte ao Usuário (STU), com a volta do call center e a aquisição de uma nova van, viabilizada por emenda parlamentar.
A ampliação da frota também foi reforçada com a chegada de duas novas ambulâncias por meio do governo do Estado, uma delas equipada como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel — um importante reforço para as urgências do município. Outro ponto alto do semestre foi a descentralização da regulação, agora presente com reguladores nas 42 unidades da Atenção Primária, “tornando o acesso à saúde mais ágil e próximo da população”, diz a secretaria.
Ações itinerantes com oferta de ultrassonografias, ampliação do atendimento odontológico 24h com o serviço disponibilizado na UPA dos Phocs e os novos kits odontológicos recebidos também marcaram o período, lembra Rosangela, ao salientar que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passou a funcionar aos sábados e a realizar procedimentos como frenectomia, somando-se a serviços especializados em estomatologia, odontopediatria e atendimento a pessoas com deficiência.
A secretaria da Saúde ainda destaca o Programa de Complementação Alimentar (PCA), que beneficia 690 usuários — entre crianças que recebem fórmulas infantis e adultos em acompanhamento com suplementos nutricionais e enterais. Mensalmente, são distribuídas cerca de 2.500 latas de fórmulas infantis, 1.400 de suplementos para adultos e 900 litros de suplementos enterais.
Na área de prevenção, o município alcançou um resultado expressivo na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Segundo a secretaria, houve um aumento de 78% no número de vacinados no Dia D, em comparação com 2023. Essa conquista, fruto de uma mobilização estratégica, rendeu a Camaçari o reconhecimento como “Município Amigo da Vacina”.
Outras iniciativas, lembra a secretaria, incluem o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do governo do Estado — com 1.212 mamografias realizadas na primeira fase, na sede e orla, e 298 mulheres atendidas com exames complementares na segunda etapa.
A Sesau também tem promovido a saúde pública animal, com descentralização de testes de leishmaniose e destaque para as castrações gratuitas de cães e gatos, já iniciadas.
Um marco importante, segundo Rosangela, foi a reativação do Programa Melhor em Casa, que havia sido desabilitado em novembro do ano anterior. “Reiniciamos o programa Melhor em Casa, que havia sido suspenso. Então, colocamos o atendimento domiciliar de volta para as pessoas que precisam”, pontuou Rosangela.
A titular da Sesau também destaca o compromisso com os serviços especializados. “Estamos trabalhando com afinco com os prestadores de serviços para atender em tomografias, oftalmologia e laboratório. Estamos reequipando as farmácias das unidades e vamos ampliar e melhorar cada vez mais para dar acesso à saúde com mais dignidade”, enfatizou.
Na infraestrutura, os avanços incluem a realocação da sede do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Orla, agora mais acessível e com espaços para atendimentos individualizados, e a abertura da USF Piaçaveira após reforma estrutural, a primeira das unidades da Atenção Básica que serão requalificadas. O Odontomóvel também voltou a atender após qualificação e já está realizando a serviço da população.
Camaçari se destacou ainda no cenário nacional ao ser um dos cinco municípios brasileiros — e o único do Nordeste — selecionado para o projeto-piloto “Unidade Amiga de Adolescentes”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS. A ação foi implementada na USF Nova Vitória, envolvendo adolescentes e servidores na construção de um ambiente mais acolhedor para o público jovem.
Ainda de acordo com Rosangela, “grandes investimentos estão em curso”. As obras da Policlínica Regional de Saúde — a primeira do Brasil dentro do novo PAC — seguem avançando, com recursos de mais de R$ 24,4 milhões provenientes dos governos federal e estadual. Também foi assinada a ordem de serviço para a ampliação e modernização do Hospital Geral de Camaçari (HGC), além da autorização para a construção da nova UPA de Vila de Abrantes e da elaboração do projeto para a UPA de Monte Gordo.
“Vamos também construir quatro novas UBSs, para as quais já estamos na fase de identificação e documentação dos terrenos. Ainda teremos um Centro Especializado em Reabilitação IV (Cer IV) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, finaliza Rosangela Almeida.
