/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Hillary Clinton se refere a Bolsonaro como 'amigo corrupto' de Trump ao criticar tarifaço

Hillary Clinton se refere a Bolsonaro como 'amigo corrupto' de Trump ao criticar tarifaço

Por Mônica Bergamo/Folhapress

11/07/2025 às 19:30

Foto: Reprodução/Instagram

Hillary Clinton

Hillary Clinton se referiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o "amigo corrupto" de Donald Trump ao criticar em suas redes sociais a medida anunciada pelo presidente norte-americano de impor uma sobretaxa de 50% ao Brasil.

No Threads, ao postar uma matéria do The New York Times sobre o assunto, ela também escreveu sobre como a decisão vai aumentar o preço de produtos nos Estados Unidos.

"Você está prestes a pagar mais pela carne bovina não apenas porque Trump quer proteger seu amigo corrupto... mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre política comercial a ele", escreveu ela.

Clinton foi a candidata democrata à Presidência dos EUA em 2016, quando perdeu a disputa eleitoral para o republicano Trump.

Na quinta (10), um dia depois do anúncio do tarifaço, o ex-presidente Barak Obama também se manifestou sobre o Brasil, embora não tenha falado especificamente sobre a sobretaxa. Ele publicou um vídeo sobre um encontro que teve com jovens da Fundação Obama que participaram de um intercâmbio cultural no Brasil.

"Foi uma experiência transformadora —e um lembrete do por quê é tão importante investir em nossos jovens e dar-lhes a chance de experimentar diferentes culturas e ampliar sua própria compreensão."

Em carta dirigida a Lula, o presidente norte-americano afirmou que estaria impondo a sobretaxa, entre outras razões, porque Bolsonaro estaria sofrendo uma caça às bruxas no Brasil.

Disse também que o julgamento dele pelo STF por tentativa de golpe de estado é uma "vergonha internacional".

A carta pegou o governo Lula de surpresa, e foi devolvida.

O presidente afirmou, em entrevistas, que tentará dialogar com Trump, mas que se até agosto a questão não for resolvida e as sobretaxas passarem a valer, o Brasil responderá sobretaxando também produtos dos EUA.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.