Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Deputadas Federais pedem moção de louvor a deputado italiano que ajudou na prisão de Zambelli
Deputadas Federais pedem moção de louvor a deputado italiano que ajudou na prisão de Zambelli
Por Mônica Bergamo/Folhapress
30/07/2025 às 09:17
Atualizado em 30/07/2025 às 13:16
Foto: Michel Jesus/Arquivo/Câmara dos Deputados

As deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) protocolaram na noite desta terça-feira (29) um pedido de moção de louvor ao deputado italiano Angelo Bonelli.
Ele foi responsável por informar às autoridades de seu país o paradeiro da deputada brasileira Carla Zambelli, presa em Roma no mesmo dia.
O pedido foi apresentado à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.
Para as parlamentares, Bonelli atuou em defesa dos valores democráticos e da justiça ao fornecer as informações. O texto ainda diz que a atitude do italiano "consuma o princípio da solidariedade internacional, essencial para o combate à impunidade".
"A deputada foragida em questão atentou contra a ordem judiciária brasileira, de forma que a postura firme do deputado Angelo Bonelli merece ser reconhecida por esta Casa, reafirmando seu compromisso com a democracia, a justiça e a cooperação internacional", diz o documento.
Carla Zambelli foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ocorrida em janeiro de 2023.
Em 3 de junho, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que havia deixado o Brasil. Ela saiu do país no dia 25 de maio, poucos dias após ser condenada pela Suprema Corte.
