Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Valdemar Costa Neto desiste de se candidatar a deputado em 2026: 'Não teria como cuidar do PL'
Valdemar Costa Neto desiste de se candidatar a deputado em 2026: 'Não teria como cuidar do PL'
Por Victória Cócolo/Folhapress
23/06/2025 às 18:21
Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, desistiu de se candidatar ao cargo de deputado federal na eleição de 2026.
No início do ano, Valdemar chegou a articular a candidatura, numa tentativa de retornar ao cargo que renunciou em 2013, após ter sido condenado pela participação no mensalão.
Em fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo apurou que o entorno do presidente afirmava que ele almejava ser presidente da Câmara dos Deputados.
À reportagem, o presidente do PL afirmou que tomou a decisão porque "não tem como cuidar" de um partido do tamanho da sigla que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro e, ao mesmo tempo, "gerenciar um cargo político".
Valdemar disse que sua base em São Paulo foi a que mais incentivou que concorresse à Câmara dos Deputados, mas ele declinou.
Questionado se já havia dado a notícia a Bolsonaro, um de seus maiores aliados, Valdemar afirmou que não.
O presidente do PL foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito que apura a tentativa de golpe de estado no Brasil. A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, decidiu não denunciá-lo.
Ele foi arrolado na ação como testemunha de defesa pelo ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, que é réu no caso. Mas foi dispensado de prestar depoimento.
