/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

STJ anula efeitos da Operação El Patrón contra deputado Binho Galinha por falha processual

STJ anula efeitos da Operação El Patrón contra deputado Binho Galinha por falha processual

Por Política Livre

25/06/2025 às 11:37

Foto: Agência ALBA

Deputado estadual Binho Galinha

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou, nesta quarta-feira (24), os efeitos da Operação El Patrón, que investigava o deputado estadual Binho Galinha (PRD) e apontava sua liderança em uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana e região. A decisão foi tomada pelo ministro relator Joel Ilan Paciornik, que reconheceu a ilegalidade na obtenção de provas utilizadas na investigação, abrindo espaço para a nulidade de todo o processo. A medida também beneficia a esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira, e o filho, João Guilherme Escolano, além dos demais réus envolvidos na ação penal.

A anulação tem como base a solicitação direta, sem autorização judicial, de relatórios sigilosos ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) por parte da autoridade policial. Para o relator, essa prática viola garantias constitucionais e afronta entendimento consolidado da Terceira Turma do STJ. “Dou provimento ao recurso em habeas corpus para declarar a nulidade dos relatórios de inteligência financeira solicitados diretamente pela autoridade policial ao Coaf e das provas deles derivadas”, escreveu o ministro, citando o princípio jurídico do “fruto da árvore envenenada”, que invalida provas colhidas de maneira ilegal.

Deflagrada em dezembro de 2023, a Operação El Patrón chegou a cumprir mandados de prisão, bloquear R$ 200 milhões e sequestrar cerca de 40 propriedades. A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) atribuía à suposta organização crimes como milícia privada, agiotagem, receptação, jogo do bicho e lavagem de dinheiro. À época, o deputado Binho Galinha declarou confiança na Justiça e afirmou estar à disposição para esclarecer os fatos. Com a decisão do STJ, os desdobramentos da operação agora dependem da possibilidade de recurso por parte do MP ou eventual reformulação da ação penal com novas provas obtidas dentro da legalidade.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.