/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Moraes não tem hábito nem planos de viajar aos EUA, dizem interlocutores do ministro

Moraes não tem hábito nem planos de viajar aos EUA, dizem interlocutores do ministro

Por Mônica Bergamo/Folhapress

26/02/2025 às 18:55

Foto: Rosinei Coutinho/STF/Arquivo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal)

A eventual aprovação de um projeto de lei que crie sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e proíba sua entrada nos EUA não vai alterar a rotina e os planos do magistrado.

É o que garantem interlocutores dele à coluna. A última vez que Moraes pisou em solo norte-americano foi em novembro de 2022, quando participou de um evento do Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria.

A experiência não foi boa: bolsonaristas cercaram o hotel onde Moraes e outros ministros do STF estavam hospedados, hostilizaram a comitiva, golpearam carros em que eram transportados e dirigiram a eles palavras de baixo calão.

Interlocutores de Moraes afirmam que ele não tem especial interesse em viajar a turismo pelos EUA, e nem planos para qualquer visita ao país.

No ano passado, ele chegou a ser anunciado para um novo evento do Lide em Nova York, mas não confirmou presença.

A agenda do ministro neste período incluiu viagens a países europeus como Itália, Portugal e Inglaterra, onde inclusive participou de eventos públicos.

O Comitê Judiciário do Congresso norte-americano aprovou, nesta quarta (26), um projeto de lei que cria sanções contra Alexandre de Moraes. A proposta "No Censors on our Shores Act" (Sem Censores em nosso território) estabelece a deportação e o veto de entrada nos EUA a qualquer estrangeiro que atue contra a liberdade de expressão, violando a Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

Pouco depois, em outra investida, o Departamento de Estado dos Estados Unidos, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, postou uma mensagem no X em que faz referência implícita ao caso do Rumble, que acionou a Justiça norte-americana para não ter que cumprir ordens judiciais vindas do gabinete do ministro.

"O respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil", escreveu o perfil do Escritório do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado no X. "Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão".

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.