/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Governo Lula defende regulação das redes em visita de relator da OEA para liberdade de expressão

Governo Lula defende regulação das redes em visita de relator da OEA para liberdade de expressão

Por Bianca Gomes/Estadão

15/02/2025 às 12:00

Foto: Emanuelle Sena/ AscomAGU/ Divulgação

O ministro Jorge Messias (AGU) durante audiência com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA

Em visita ao Brasil, o relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca Villarreal, recebeu do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um panorama das ações adotadas para enfrentar a disseminação de fake news e discurso de ódio no ambiente digital, com destaque para os ataques de 8 de janeiro. O governo defendeu também projetos de regulação das redes sociais para lidar com a desinformação.

Enquanto o governo defendeu as medidas para enfrentar a desinformação, parlamentares bolsonaristas usaram a visita para denunciar suposta censura e perseguição pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em reunião com Vaca, deputados federais como Marcel van Hattem (Novo-RS), Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) mencionaram comunicadores investigados por ataques à democracia e fake news — entre eles, Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos —, e falaram sobre o caso da revista Cruzoé, censurada pela Corte após uma reportagem crítica ao ministro Dias Toffoli.

Integrante da Organização dos Estados Americanos (OEA), a comissão visitou o Brasil a convite do governo para avaliar as condições de liberdade de expressão nas redes sociais. Durante a viagem, Pedro Vaca se reuniu com diversas autoridades, incluindo Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU); Mauro Vieira, titular das Relações Exteriores; Tiago César dos Santos, secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM); João Brant, secretário de Políticas Digitais; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; e o ministro Alexandre de Moraes.

Em nota, o governo afirmou ter apresentado a Vaca dados sobre a disseminação orquestrada de informações falsas, que culminou na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e na premeditação do assassinato de integrantes do governo eleito e de ministros da Corte Suprema.

Durante encontro na Polícia Federal, o relator teve acesso a vídeos e inquéritos sobre os atos golpistas. Representantes de diferentes ministérios também mostraram como a disseminação de fake news afeta políticas públicas, citando casos como as campanhas contra a vacina da Covid-19 e as fake news sobre o Pix.

Ao relator, o ministro da AGU defendeu a necessidade de regular as plataformas digitais, destacando as audiências e consultas públicas realizadas em janeiro. Segundo ele, as indenizações e a remoção de conteúdo não têm sido suficientes para lidar com o que chamou de “sofisticado sistema de desinformação, que tem levado a atos concretos de violência no Brasil”.

O governo Lula está preparando dois projetos de lei para regular as plataformas digitais. A proposta do Ministério da Justiça foca mais ao direito do consumidor do que na punição às plataformas, enquanto o projeto da Fazenda mira o mercado das plataformas de redes sociais e trata de aspectos econômicos e concorrenciais.

Diante do impasse no governo, deputados federais da oposição protocolaram um projeto de lei com diretrizes para as empresas de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok. A iniciativa dividiu o governo.

A visita do relator teve início no último domingo, 9, e terminou nesta sexta-feira, 14. Agora, a expectativa é que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apresente um relatório final com suas conclusões sobre as informações reunidas no Brasil.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.