Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Janja e apoiadoras de Boulos gravam vídeo sobre BO de violência doméstica de esposa de Nunes
Janja e apoiadoras de Boulos gravam vídeo sobre BO de violência doméstica de esposa de Nunes
Por Carlos Petrocilo/Folhapress
26/10/2024 às 17:15
Atualizado em 26/10/2024 às 17:15
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

A primeira-dama Janja, Ana Estela Haddad e uma série de apoiadoras de Guilherme Boulos (PSOL) divulgaram um vídeo neste sábado (26), véspera de eleição, para relembrar o registro policial de violência doméstica feito pela esposa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) contra ele em 2011.
No vídeo, intitulado como Carta as Mulheres, artistas e políticas questionam se é possível confiar a cidade de São Paulo nas mãos de um homem que age com ameaças e mensagens intimidações.
Entre outras, aparecem no vídeo Bela Gil, a deputada Erika Hilton (PSOL) e a psicanalista Vera Iaconelli, colunista do jornal Folha de S.Paulo. A cantora Bruna Volpi diz que as vidas de 6 milhões de mulheres estão em jogo neste domingo.
"Não vote em quem não respeita as mulheres", diz uma delas. "Vamos votar com esperança e com amor", afirma Ana Estela. "Neste domingo, nós mulheres temos a oportunidade de votar em quem valoriza nossas vidas, em quem caminha ao nosso lado pelo fim da violência contra as mulheres", completa Janja.
Logo após a divulgação do vídeo, Nunes reagiu: "A Janja fez isso? Que baixaria".
Em nota, a campanha afirma que "Ricardo Nunes tem dito, nos últimos debates e entrevistas, que o caso se refere a uma discussão que o casal teve por troca de mensagens e que foi superada há 13 anos".
"Sobre os posts, a primeira-dama Regina afirmou, à época, que sua página de Facebook foi alvo de ataque hacker e que ela jamais publicou aquelas frases", completa a mesma nota.
Nunes foi acusado em 2011 de violência doméstica, ameaça e injúria pela esposa, Regina Carnovale Nunes, com quem segue casado até hoje. À época, Nunes era vereador e disputava a eleição como vice de Bruno Covas (PSDB).
Durante a atual campanha, o tema voltou a ser explorado pelos adversários. Nunes deu diferentes versões sobre o caso. Disse que o boletim de ocorrência feito por sua esposa sobre o caso "é forjado". Posteriormente deturpou o que havia dito e criou uma nova versão sobre o episódio.
Nunes, que era vereador à época, sempre negou qualquer agressão e disse que o boletim de ocorrência foi feito em um período em que Regina estava abalada e falou coisas que não aconteceram.
Em 2011, Regina afirmou aos policiais que havia vivido em união estável por 12 anos com Nunes e que eles tinham se separado sete meses antes do registro "devido ao ciúme excessivo" dele.
"Inconformado com a separação, [Nunes] não lhe dá paz, vem efetuando ligações proferindo ameaças, envia mensagens ameaçadoras todos os dias e vai em sua casa onde faz escândalos e a ofende com palavrões. Afirma a vítima que diante da conduta de Ricardo está com medo dele", diz um dos trechos do boletim de ocorrência registrado por Regina.
Ainda em 2011, Nunes também foi à polícia e registrou um boletim de ocorrência menos de um mês após o registro em nome de Regina. O boletim por lesão corporal feito pelo atual prefeito diz que, na ocasião, "em conversa referente à pensão, veio a autora [Regina] por agredir a vítima [Ricardo Nunes]".
A reportagem também teve acesso a registros de publicações em redes sociais nas contas de Regina. Os posts em seu nome relatam brigas por pensão alimentícia, chamam o político de bandido e dizem que tem provas de que sofreu agressões.
Nos comentários na rede social, o perfil de Regina responde a uma pessoa que pede para ela ter cuidado. "Amiga tenho provas de que ele sempre me bateu e sempre foi um crápula".
A campanha de Boulos já tinha divulgado nesta semana um vídeo de Janja em apoio à candidatura dele e de Marta Suplicy (PT) no qual a primeira-dama fala que eles têm o compromisso de tornar a cidade "um lugar melhor para as mães de família e seus filhos" e faz críticas a Nunes, que é associado pelo psolista aos apagões que vêm atingindo a capital.
"As famílias de São Paulo não merecem mais ficar no escuro, não merecem um prefeito que não cuida do seu povo com responsabilidade e afeto", diz Janja na gravação.
