/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

IBGE estima safra de 8,6 mi de toneladas de grãos na Bahia neste ano

IBGE estima safra de 8,6 mi de toneladas de grãos na Bahia neste ano

Por Redação

13/02/2020 às 16:59

Atualizado em 13/02/2020 às 16:59

Foto: Mateus Pereira/Secom GOVBA

Previsão da produção da primeira safra de feijão é de 137,3 mil toneladas

O primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de janeiro, estimou em torno de 8,6 milhões de toneladas a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas para este ano na Bahia, o que representa uma expansão de 3,5% na comparação com o mesmo período de 2019. Em relação à área plantada, o IBGE calcula avanço de 0,7% na comparação anual, registrando uma extensão de cerca de 3,2 milhões de hectares. As informações foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“A expansão da safra na Bahia reflete o esforço do governo do Estado para a produção no campo, com políticas públicas fundamentais que fortalecem os elos que ligam as diversas cadeias produtivas do estado”, ressalta o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro.

As projeções indicam uma produção de mandioca de 963 mil toneladas, mantendo-se estável em relação à safra passada. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima uma produção de quatro milhões de toneladas, o que indica uma retração de 3,9% em relação à colheita anterior. A safra do cacau, por sua vez, está estimada em 110 mil toneladas, correspondendo a uma alta de 4,8% na mesma base de comparação.

O algodão teve sua produção projetada em 1,5 milhão de toneladas, representando uma ligeira alta de 0,8%, em relação à safra anterior. A área plantada de 350 mil hectares corresponde a uma expansão de 5,4% na mesma base de comparação.

A expectativa para a produção total de café este ano ficou em 181 mil toneladas. A safra do tipo arábica está projetada em 74,3 mil toneladas, o que representou uma variação anual de 2,6%. A safra do canephora foi estimada em 106,6 mil toneladas, correspondendo a um recuo de 1,4%, na comparação com 2019.

A previsão para o feijão superou em 10,7% a produção de 2019, estimada em 321,5 mil toneladas. A área plantada estimada totaliza 456 mil hectares. Prevê-se que a produção da primeira safra alcance 137,3 mil toneladas, numa área de 246 mil hectares. A produção de segunda safra está estimada em 184,2 mil toneladas, numa área de 210 mil hectares.

A estimativa para a safra de milho ficou em 1,9 milhão de toneladas, em 593,5 mil hectares plantados, representando uma alta de queda de 14,8% em relação a 2019. A primeira safra do cereal pode atingir 1,5 milhão de toneladas, em 363,5 mil hectares. Por sua vez, a expectativa para a segunda safra da lavoura é de 359 mil toneladas, plantadas em 230 mil hectares. A produção de soja, por sua vez, está estimada em 5,3 milhões de toneladas, em área plantada de 1,6 milhão de hectares, resultado estável em comparação com o volume produzido na safra anterior.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.