Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Em tempos de coronavírus, juiz federal dá exemplo na Bahia ao realizar audiências por WhatsApp
Em tempos de coronavírus, juiz federal dá exemplo na Bahia ao realizar audiências por WhatsApp
Por Mateus Soares
24/03/2020 às 16:22
Atualizado em 24/03/2020 às 16:29
Foto: Câmara Municipal de Paulo Afonso

Diante da crise provocada pelo avanço do novo coronavírus em todo o país, o juiz João Paulo Pirôpo, da Subseção Judiciária Federal da cidade de Paulo Afonso, localizada na região Norte da Bahia, descobriu uma maneira de manter a produtividade.
Ele vem realizando diariamente uma série de audiências online, através do WhatsApp. Em conversa com este Política Livre na manhã de hoje (24), o magistrado justificou que o aplicativo foi a “forma encontrada para poder manter o serviço essencial e colaborar com a sociedade neste momento tão difícil”.
“Nós estamos fazendo aqui um mutirão de 300 audiências. Esse mutirão envolve benefícios previdenciários de pessoas idosas, doentes e pessoas que, por alguma necessidade, não podem ou estão impedidas de trabalhar”, relata o juiz, revelando grande sensibilidade social, o que deveria ser o foco da magistratura num momento como o atual.
Segundo ele, o mutirão já estava marcado há seis meses, porém todo o grupo acabou surpreendido com a crise provocada pela pandemia. No entanto, para não desmarcar todas as audiências, o martelo por uma solução foi batido.
“Nós, da Justiça Federal, em conjunto com a Procuradoria Federal e os advogados, resolvemos fazer as audiências pelo WhatsApp, inclusive, as audiências de instrução através de videoconferências”, explicou à reportagem.
“Desta forma, as audiências serão realizadas dentro das normas de segurança da Organização Mundial de Saúde”, ressaltou Pirôpo. “As partes serão beneficiadas, receberão os seus benefícios e não haverá risco de contaminação para as pessoas”, concluiu.
