Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Sistema de reconhecimento facial no Carnaval de Salvador será ampliado, anuncia Rui
Sistema de reconhecimento facial no Carnaval de Salvador será ampliado, anuncia Rui
Por Raiane Veríssimo
13/02/2020 às 17:54
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta quinta-feira (13), o sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública será ampliado no Carnaval de Salvador. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A ferramenta será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.
“Sei que a imprensa da muito destaque ao Carnaval de Salvador, mas acontece em diversas cidades da Bahia, não só no litoral, mas no interior também. Temos, por exemplo, a cidade de Lapão, lá na região de Irecê, que faz um Carnaval grande. Lá no Oeste, em Santa Maria da Vitória que faz Carnaval. Temos aqui na região metropolitana, Maragogipe faz um Carnaval belíssimo. Tivemos um Carnaval antecipado em Juazeiro, Itabuna. Isso tudo com apoio e patrocínio do governo do Estado. E também inclui, evidente, efetivo policial, polícia civil, polícia militar e polícia técnica. Esse ano, terá o mesmo volume de equipe, garantindo a segurança com o uso ainda maior do que foi no ano passado das tecnologias. De câmeras, uso das ferramentas tecnológicas que vão crescendo a cada ano para dar mais segurança a todos que vem brincar no Carnaval”, pontuou Rui durante coletiva de imprensa no lançamento da programação da folia momesca do governo do Estado.
Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta tecnológica auxiliou nas prisões de 133 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI. O esquema de segurança vai contar com 27 mil policiais e o detalhamento será divulgado, durante a coletiva da SSP, na próxima segunda (17).
