Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Rui sugere que Bolsonaro reduza impostos federais como PIS e Cofins sobre combustíveis
Rui sugere que Bolsonaro reduza impostos federais como PIS e Cofins sobre combustíveis
Por Mateus Soares
04/02/2020 às 07:29
Atualizado em 04/02/2020 às 07:30
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) sugeriu, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo concedida na manhã desta terça-feira (4), que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) abra mão de parte das receitas dos impostos federais como PIS e Cofins, recolhidos sobre o consumo de combustíveis.
Para o chefe do Executivo baiano, o Palácio do Planalto jogou em cima dos governadores estaduais a responsabilidade pelo aumento do preço da gasolina no país. "O Governo Federal fica com quase 70% de tudo o que se arrecada no Brasil", disse Rui, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
"Uma atitude eventualmente midiática jogar a responsabilidade sobre governadores, quando este assunto é de uma complexidade maior, que é a forma que você tem da possibilidade de uma reforma tributária vir a reduzir preços, não só de combustíveis, mas como também de outros produtos que a sociedade consome. Nós queremos discutir o preço dos bens essenciais da população de todos produtos, inclusive do combustível. Como fazer isso? Com uma reforma tributária, com a mudança da forma de tributar os bens. Até porque o Governo Federal fica com quase 70% de tudo o que se arrecada no Brasil", ressaltou o petista.
"Então, se tem uma forma de baratear os bens para a população é, inclusive, se o Governo Federal começar a renunciar parte de sua arrecadação. O combustível, por exemplo, o Governo Federal cobra PIS e Cofins, então antes de mexer no ICMS, o Governo poderia querer uma atitude imediata, já que só depende dele, de mexer no PIS e Cofins, que são arrecadações do Governo Federal", propôs.
Assista ao vídeo publicado nas redes do governador baiano:
https://www.instagram.com/p/B8JAf4JFp6_/
