Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Rui e deputados parabenizam bicampeonato de Viradouro com homenagem às ganhadeiras de Itapuã
Rui e deputados parabenizam bicampeonato de Viradouro com homenagem às ganhadeiras de Itapuã
Por Raiane Veríssimo
26/02/2020 às 19:39
Atualizado em 26/02/2020 às 19:44
Foto: Reprodução/Instagram

O governador Rui Costa parabenizou, na noite desta quarta-feira (26), a escola Unidos do Viradouro que conquistou o bicampeonato no Carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo “Viradouro de alma lavada”, a escola de samba falava sobre as ganhadeiras de Itapuã e, de virada, passou a Beija-Flor e a Grande Rio no penúltimo quesito na apuração nesta tarde e foi consagrada a campeã deste ano. O outro título da escola foi conquistado em 1997.
“Símbolo do poder feminino, da resistência e da força da cultura baiana, as Ganhadeiras de Itapuã foram o tema da @unidosdoviradouro no Carnaval do Rio de Janeiro. O resultado não podia ser outro: a escola é a grande campeã deste ano! Parabéns à Viradouro pela escolha do tema, pelo belo desfile e, claro, pelo título! Parabéns também à Grande Rio, que ficou com o vice-campeonato homenageando outro baiano, Joãozinho da Gomeia, importante liderança na luta contra a intolerância religiosa”, pontuou Rui.
Assim como o governador, os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB) também comemoraram o título e a homenagem. “Cantando a força das Ganhadeiras de Itapuã, exaltando a sua resistência, feminismo, cultura e luta, a Viradouro levou a Bahia para a Sapucaí e conquistou o título de campeã do #CarnavalDoRioDeJaneiro. Viva a Bahia! Viva a mulher baiana! Parabéns, Viradouro!”, declarou Waldenor.
“Parabéns à escola @unidosdaviradouro,
que levou para o sambódromo do Rio de Janeiro a cultura popular baiana e o poder feminino, contando a história das Ganhadeiras de Itapuã, essas mulheres que são símbolo de resistência e força para nós baianos e baianas”, disse Lídice. “Carnaval da resistência! A escola fez uma linda homenagem à cultura baiana, com enredo sobre as Ganhadeiras de Itaupã, mulheres que lavavam roupa e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria e de outros escravos. Vitória das mulheres negras!”, afirmou Alice.
https://www.instagram.com/p/B9C7jjZhQ1U/?igshid=1egg4jds10bop
https://twitter.com/waldenorpereira/status/1232791354742366209?s=21
https://twitter.com/lidicedamata/status/1232784063460773888?s=21
https://twitter.com/alice_portugal/status/1232790942823931911?s=21
