“Presidente afronta o artigo 85 da Constituição”, afirma Otto
Por Raiane Veríssimo
26/02/2020 às 19:05
Atualizado em 26/02/2020 às 20:38
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Assim como Angelo Coronel (PSD), o senador Otto Alencar também criticou, nesta quarta-feira (26), o vídeo divulgado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo WhatsApp convocando para a participação de um protesto no próximo dia 15 contra o Congresso Nacional. Presidente estadual do PSD e líder do partido no Senado, Otto afirmou que o “presidente afronta contra o artigo 85 da Constituição (crime de responsabilidade), quando ele faz esse chamamento para que a população vá às ruas fazer um contraponto contra o Congresso”.
“Isso está muito claro na Constituição. Eu nunca deixei de ter convicção de que o presidente tem esse espírito ditatorial, de buscar sempre uma reação contra a Legislação”, publicou o senador em sua conta oficial no Instagram.
Coronel chegou a dizer que o país vive “uma crise institucional sem precedentes na história”. Outros quatro deputados federais baianos também bradaram contra a suposta medida tomada por Bolsonaro. Lídice da Mata (PSB) classificou como um “atentado à democracia” e um “flerte” à ditadura. Já Alice Portugal (PCdoB), Afonso Florence (PT) e Valmir Assunção (PT) afirmaram, como Otto, que o ato configura como “crime de responsabilidade”.
https://www.instagram.com/p/B9C2HwUJdKy/?igshid=1veyjpg5uh0y6
