/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Sem ter vencido eleição em Salvador, PT muda estratégia para polarizar disputa com Bruno

Sem ter vencido eleição em Salvador, PT muda estratégia para polarizar disputa com Bruno

Por Fernanda Chagas

07/01/2020 às 17:24

Atualizado em 07/01/2020 às 18:24

Foto: Divulgação

Fabya Reis, Juca Ferreira e Vilma Reis se juntam a Robinson Almeida e ao vereador Moisés Rocha no embate

Sem nunca ter vencido uma eleição majoritária na capital baiana, o Partido dos Trabalhadores (PT), em reunião realizada na noite de ontem (6) da executiva municipal, na sede das 2ª e 13ª zonais do partido, decidiu por mudar as estratégias com vistas em 2020. O resultado foi a oficialização de cinco pré-candidaturas, ainda que o governador Rui Costa, petista e maior cabo eleitoral da base tenha optado por ficar de fora do processo que a legenda julga como legítimo e prioritário, em especial por ele ter sido reeleito em primeiro turno com mais de 75% dos votos válidos, sendo 893.669 em Salvador.

Com isso, com o objetivo de não sofrer mais um revés, a palavra de ordem nas hostes petistas, conforme informações chegadas ao Política Livre, é se movimentar de forma a colocar a campanha na rua e futuramente que vença o melhor ‘para Salvador’ ainda que seja nas prévias, mas que se consiga polarizar a disputa entre o PT e o DEM, que já saiu na frente com a oficialização do nome do vice-prefeito Bruno Reis (DEM) para suceder o prefeito ACM Neto (DEM).

Estão no páreo: a socióloga Vilma Reis, o vereador Moisés Rocha, o ex-ministro Juca Ferreira, o deputado estadual Robinson Almeida e a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, que oficializou sua pré-candidatura momentos antes do início da reunião da executiva. Retiraram seus nomes do páreo os deputados federais Jorge Solla e Valmir Assunção e secretário de Desenvolvimento Urbano Nelson Pellegrino.

Nesse contexto, hoje o ex-ministro Juca Ferreira já convocou apoiadores a discutir suas ideias para a cidade. “O barquinho da candidatura começa a velejar! Pra quem não sabe navegar, não existe bons ventos. Mas para quem sabe, não existe calmaria que não dê para dar um rolê. Vamos fazer uma bela pré-campanha e a campanha para acender a cidade e vencer!”, escreveu o petista em post nas redes sociais.

Fabya, ontem mesmo, destacou que não poderia recusar o desafio que lhe foi imposto, mas acredita que coletivamente irão construir uma plataforma para se contrapor ao projeto ao grupo adversário. “Ao projeto não liberal que representa ACM Neto e o seu candidato Bruno Reis e com essa discussão a gente pautar efetivamente uma discussão para o povo de Salvador”, frisou.

Por outro lado, o Núcleo Popular – Bahia, ao qual integra o vereador Moisés Rocha, fez uma carta pública elencando prioritariamente que “da unidade vai nascer a novidade” e reforçou a tese em prol de uma candidatura negra que represente os anseios e bandeiras do partido e a vontade da militância. E diante disso, além de reafirmar a candidatura de Moisés, manifestou apoio à candidatura de Vilma Reis.

“Isso posto, renovamos o nosso compromisso de nos empenharmos na construção de uma candidatura de consenso entre os dois e a sensibilização dos demais candidatos, não obstante, dentro da percepção da pauta do Movimento: Eu Quero Ela”, sintetizaram no documento. Robinson, por sua vez, que conta com ao apoio do senador Jaques Wagner já estaria a muito articulando em prol do seu nome.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.