/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Hemoba recebeu 153 mil voluntários para doação de sangue em 2019

Hemoba recebeu 153 mil voluntários para doação de sangue em 2019

Por Redação

04/01/2020 às 18:30

Foto: Divulgação

Ao todo, 20.377 pessoas foram cadastrados para doação de medula óssea

Com 200 coletas externas e mais de 116 mil bolsas coletadas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) recebeu em 2019 cerca de 153 mil voluntários para doação de sangue e 20.377 novos cadastrados para doação de medula óssea. Com 25 unidades fixas no Estado e três postos móveis, a instituição também é a responsável pelo atendimento de pacientes com doenças hematológicas benignas, como a doença falciforme e hemofilia.

No ano passado, a fundação realizou aproximadamente 130 mil atendimentos, incluindo consultas médicas, fisioterapia, odontologia e exames. De acordo com o indicador interno de qualidade, 84% dos pacientes avaliaram o serviço como bom ou ótimo.

O diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, ressalta que, apesar dos números expressivos, o desafio de aumentar as coletas e o atendimento permanecem para este ano. “Para atender a demanda atual, que vai além dos casos de urgência e emergência, como o uso de hemocomponentes no tratamento oncológico, precisamos de um número ainda maior de doadores. Esperamos contar em 2020 com a costumeira solidariedade do povo baiano e a adesão de novas pessoas como voluntárias nesta causa, que é de todos nós", afirma.

Segundo a coordenadora de captação de doadores, Iara Matos, para alcançar números superiores, é preciso intensificar as campanhas externas, trabalhar com mais parceiros e motivar grupos fidelizados. Em 2019, a Fundação Hemoba contou com quase 500 parceiros, incluindo grupos religiosos, acadêmicos e empresas que apoiam a causa.

“As coletas externas representam 40% das doações de sangue. É uma forma de se aproximar de um público que está distante dos hemocentros e conquistar novos doadores. Em 2019, tivemos um aumento nas coletas de sangue e conquistamos 15% a mais de cadastros de medula óssea que o ano passado. Pretendemos expandir este dado positivo em 2020”, avalia a coordenadora.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.