/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Quaest: Cleitinho Azevedo segue na liderança em Minas Gerais, com 37%

Quaest: Cleitinho Azevedo segue na liderança em Minas Gerais, com 37%

Ele é seguido por Patrus Ananias, com 16%, aponta levantamento feito entre sábado (19) e terça (22)

Por Gabriel Araújo/Folhapress

23/09/2026 às 19:15

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado/Arquivo

Imagem de Quaest: Cleitinho Azevedo segue na liderança em Minas Gerais, com 37%

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos)

Pesquisa Quaest desta quarta-feira (23) mostra novamente a liderança do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) nas intenções de voto para o Governo de Minas Gerais.

Cleitinho marca 37% no primeiro turno na atual pesquisa estimulada, mantendo a dianteira registrada pelo instituto no início de setembro, quando ele marcou 32%, e no final de agosto, que indicava 29% das intenções de voto ao candidato.

Na sequência, aparece Patrus Ananias (PT), com 16%. Atrás, estão Alexandre Kalil (PDT), com 8%, o atual governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), com 7%, Flávio Roscoe (PL), com 5%, Gabriel (MDB), com 2%. Com 1%, foram citados Ben Mendes (Missão) e Professor Túlio Lopes (PCB). Indira Xavier (UP), Rafael Duda (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) não foram citados.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-03276/2026. O instituto ouviu 1.506 eleitores de 16 anos ou mais entre sábado (19) e terça-feira (22). O levantamento tem nível de confiança de 95%.

Indecisos somam 16%, enquanto 7% afirmaram que vão votar nulo ou em branco.

Cleitinho figurava como líder nas intenções de voto ao Governo do Estado mesmo antes de confirmar sua candidatura, oficializada pelo Republicanos pouco antes do prazo para registro na Justiça Eleitoral.

A pré-campanha no estado foi marcado pelas idas e vindas do senador, que chegou a anunciar a desistência da corrida ao pleito e depois voltou atrás, inclusive interrompendo uma convenção nacional do Republicanos para defender seu nome na chapa do partido.

Nas últimas semanas, ele tem priorizado agendas públicas e encontro com eleitores em cidades do interior, mirando a distribuição pulverizada do colégio eleitoral mineiro, o segundo maior do país.

Na outra ponta, Patrus Ananias e Alexandre Kalil tentam alcançar a dianteira no pleito para conquistar uma vaga num possível segundo turno. Ambos são ex-prefeitos da capital mineira, Belo Horizonte, e têm destacado, durante a campanha, a experiência na gestão municipal como um contraponto ao líder nas pesquisas.

O levantamento também trouxe o cenário para o Senado em Minas Gerais. Na disputa pelas duas vagas, Marília Campos (PT) aparece à frente, com 13% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves (PSDB), Carlos Viana (PSD) e Domingos Sávio (PL), com 10% cada.

Marcelo Aro (PP) tem 6% e Aurélia Carolina (PSOL), 3%. Marco Antônio Superman (Novo), Ana Luiza (MLB), Carlinho Moura (Avante) e Fidélis Alcântara registram 1% cada um.

Vitória Melo Vick (PSTU), Manuel Carvalho (MDB), Arcanjo Pimenta (MDB), Tião Pessoa (PCO), juiz Ramon Moreira (DC) e Jordana Metalúrgico (PSTU) têm 0%.

Os indecisos somaram 29%, enquanto 15% dizem que votarão em branco ou nulo ou que não pretendem votar.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.