Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Ana Paula Matos fala em liberdade e autonomia do povo da Bahia para decidir o futuro durante desfile de 7 de Setembro
Ana Paula Matos fala em liberdade e autonomia do povo da Bahia para decidir o futuro durante desfile de 7 de Setembro
Por Redação
07/09/2026 às 18:40
Foto: Adam Vidal/Secom PMS
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, participou, nesta segunda-feira (7), do tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, no Centro da capital baiana. Ao lado do prefeito Bruno Reis, gestores, autoridades e lideranças, a vice acompanhou as celebrações pela Independência do Brasil e destacou a importância da data para refletir sobre os avanços que o país e a Bahia ainda precisam alcançar.
Ao falar sobre o significado da celebração, Ana Paula relacionou o conceito de independência à necessidade de ampliar direitos e políticas públicas para a Bahia.
“É um momento importante da nossa história, uma forma de nos organizarmos enquanto povo. Seguimos empenhados na busca por uma Bahia melhor, com mais segurança, saúde e infraestrutura, e tenho certeza que essa mudança será com a eleição de ACM Neto. Bruno e eu temos trabalhado intensamente em Salvador para ampliar as políticas públicas e construir uma cidade antirracista, com políticas para as mulheres, com olhar voltado para quem mais precisa e para o desenvolvimento da nossa capital”, afirmou.
Durante o desfile, a vice-prefeita comentou o crescimento da presença feminina nas Forças Armadas. “Vivemos um momento importante do país, em que temos mostrado a competência das mulheres e que podemos estar em todos os lugares. Tenho orgulho de representar tantas mulheres na vida pública e de trabalhar para que outras mulheres também tenham esse protagonismo”, disse.
Para Ana Paula, a liberdade celebrada no 7 de Setembro também deve ser compreendida a partir da garantia de direitos. oportunidades e da autonomia do povo baiano em fazer suas escolhas no dia 4 de outubro.
“A gente acredita em um país com liberdade de verdade, em uma Bahia com liberdade e autonomia, onde possamos ser o que quisermos, onde possamos andar nas ruas com segurança e com orgulho da nossa terra, onde o povo possa decidir com autonomia seu futuro”. Durante a programação no Campo Grande, Ana Paula recebeu manifestações de apoio e carinho do público. Um grupo de mulheres que acompanhava as celebrações entoou o nome da vice-prefeita. “Fico feliz com o carinho das pessoas e com o reconhecimento do nosso trabalho”, agradeceu.
A programação teve início com o hasteamento das bandeiras, no Campo Grande, seguido pelo desfile cívico-militar pela Avenida Sete de Setembro, em direção à Praça Castro Alves. Participaram tropas da Marinha, Exército e Força Aérea, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, estudantes e entidades civis.
