Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Adolfo Viana critica Sheila Lemos e expõe rompimento do PSDB com prefeita de Conquista
Adolfo Viana critica Sheila Lemos e expõe rompimento do PSDB com prefeita de Conquista
Por Política Livre
22/09/2026 às 12:08
Foto: Divulgação/Arquivo
Adolfo Viana
O deputado federal Adolfo Viana (PSDB) fez duras críticas à prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), e reforçou o rompimento político que, na prática, já havia ocorrido nos últimos meses. O estopim foi a decisão da gestora de não apoiar a reeleição do deputado estadual Tiago Correia, atual presidente do PSDB na Bahia, e lançar o próprio marido, Wagner Alves (União), como candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.
Durante ato político em Vitória da Conquista ao lado de Tiago, Adolfo afirmou que a decisão da prefeita representou uma provocação ao grupo tucano. “Ela fez uma provocação política. E nós vamos reagir em toda a cidade de Vitória da Conquista! Nós vamos reagir com ideias, com propostas e com trabalho!”, declarou.
O episódio colocou fim a uma parceria que teve papel importante na eleição municipal de 2024. Naquele pleito, o PSDB integrou a coligação de Sheila Lemos e Tiago Correia participou da campanha pela reeleição da prefeita. Agora, porém, Sheila decidiu seguir outro caminho para a disputa proporcional de 2026, priorizando a candidatura do marido em detrimento do deputado tucano.
Adolfo Viana foi ainda mais contundente ao tratar da decisão. “Porque, se ela foi covarde com o Tiago, nós estamos agora reconstruindo um novo grupo político e que vai ser gigante em 26", disparou.
O deputado federal também deixou claro que o afastamento não deverá ficar restrito às eleições deste ano e antecipou que o grupo pretende construir uma alternativa política para a sucessão municipal. “E ela se prepare, porque em 28 a gente vai estar também construindo propostas e ideias pra Vitória da Conquista".
A reação ganha peso pelo histórico da relação entre Tiago e a administração municipal. O deputado estadual esteve entre os aliados de Sheila, atuou politicamente em defesa da gestão e destinou recursos para Vitória da Conquista. Com a escolha de Wagner Alves, entretanto, os dois grupos passaram a ocupar espaços concorrentes na disputa pelo eleitorado conquistense.
