Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Ex-prefeito de Amargosa, Júlio destaca potencial da agricultura familiar para a Bahia: “Produzir mais e melhor”
Ex-prefeito de Amargosa, Júlio destaca potencial da agricultura familiar para a Bahia: “Produzir mais e melhor”
Por Redação
09/08/2026 às 12:10
O ex-prefeito de Amargosa e pré-candidato do PT a deputado estadual nas eleições deste ano, Júlio Pinheiro, destacou o potencial da agricultura familiar da Bahia, estado que vem se consolidando como grande polo de atração de importantes investimentos e tem se tornado cada vez mais competitivo para expansão de novos mercados, em entrevista neste sábado (08), à rádio O Vale Quer Saber. Com sua experiência de gestão, Júlio destacou que um estado como a Bahia deve aproveitar suas dimensões e diversidade de solo para a atividade.
“Tenho rodado muito o interior da Bahia e percebido o potencial da produção da agricultura familiar. Aqui no Vale do São Francisco, por conta do perímetro irrigado, temos muita produção. E eu compreendo que não há um caminho para o estado, que, eminentemente rural, por conta da sua extensão territorial, por conta da maior parte da sua população estar no interior, em pequenas e médias cidades, não há solução se não passar pela agricultura familiar”, afirmou o ex-prefeito de Amargosa.
Na entrevista, o candidato a deputado estadual pelo PT reforçou a importância de promover condições necessárias para o pequeno e médio produtor possam produzir mais e melhor. “Eu acho que nós podemos, e eu vou pautar isso e defender que a gente tenha um percentual mínimo de aplicação dos recursos do governo do estado para a agricultura familiar”, reforçou.
Na ocasião, Júlio explicou que a Constituição Federal prevê a aplicação de percentuais mínimos receita resultante de impostos para aplicar em investimentos na educação e na saúde pelos municípios e pelo estado. “Nós temos percentuais mínimos de aplicação, porque a agricultura familiar também não pode ter um percentual mínimo”.
O ex-prefeito de Amargosa afirmou que essa deve ser uma das primeiras pautas que deve apresentar ao governador Jerônimo Rodrigues caso seja eleito para representar o povo na Assembleia Legislativa da Bahia. “Lógico que isso não pode ser de forma unilateral da Assembleia, porque gera despesa para o estado, então, portanto, precisa ser discutido com o Governo do Estado, mas é uma pauta que eu quero levar de imediato, que é estabelecer um percentual mínimo da aplicação de investimentos para a agricultura familiar”, completou.
