24 de junho de 2026
/
Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Jerônimo Rodrigues visita obra do Teatro Castro Alves, que reabre ao público em 1º de julho
Jerônimo Rodrigues visita obra do Teatro Castro Alves, que reabre ao público em 1º de julho
Por Redação
24/06/2026 às 16:45
Foto: Amanda Ercília/GOVBA/Arquivo
O governador Jerônimo Rodrigues visitou o equipamento cultural para acompanhar os últimos ajustes
Após mais de dois anos de obras, o Teatro Castro Alves (TCA) se prepara para reabrir ao público no próximo dia 1º de julho. Nesta quarta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o equipamento cultural para acompanhar os últimos ajustes da ampla requalificação que modernizou e preservou um dos mais importantes teatros do país.
"Estamos nos últimos ajustes para entregar à Bahia e ao Brasil um teatro à altura da sua história. Muito em breve, o Teatro Castro Alves estará novamente de portas abertas, com uma estrutura moderna, atualizada e preparada para seguir como um dos maiores equipamentos culturais do país", afirmou o governador durante a visita.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2014 como exemplar da arquitetura brasileira do século XX, o TCA passou por intervenções voltadas à acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. Entre as principais ações estão o restauro das fachadas, a restauração das poltronas da sala principal e das superfícies de mármore do Foyer.
A obra também incorporou medidas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais retirados do teatro, a implantação de um sistema de captação de águas pluviais e a modernização da iluminação com tecnologia LED, mais eficiente do ponto de vista energético.
Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a requalificação do TCA buscou equilibrar preservação e modernização. "A Bahia está pronta para viver uma nova era na cultura com a volta do Teatro Castro Alves, o mais moderno do Brasil. O Governo do Estado entrega um equipamento restaurado, completamente modernizado, mais seguro, acessível e democrático", afirmou.
Após a reabertura, o TCA entrará em operação assistida, fase destinada a ajustes técnicos e operacionais necessários ao pleno funcionamento da estrutura, sem impacto na programação artística. A requalificação reforça o papel do equipamento como um dos principais símbolos da cultura baiana e brasileira.
Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política LivreRadar do Poder
Ver maisEntrevistas
Ver maisMais Lidas
1
Irmão de Adolpho Loyola seria um dos donos de empresa acusada de dar calote em artistas
2
Ana Patrícia rebate especulações sobre futuro na OAB e denuncia ação coordenada de adversários
3
Operação contra Jaques Wagner leva Planalto a reavaliar agenda de Lula na Bahia
4
Preocupado com ruídos na Faria Lima, presidente do PT desautoriza Gabrielli
5
