Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Campanha de Lula diz que decisão de Nunes Marques sobre pesquisa abre precedente perigoso
Campanha de Lula diz que decisão de Nunes Marques sobre pesquisa abre precedente perigoso
Por Gabriela Echenique, Folhapress
08/06/2026 às 15:44
Foto: Ricardo Stuckert/PR e Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Arquivo
O presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PT)
Integrantes da campanha de Lula (PT) reagiram com preocupação à decisão do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Kassio Nunes Marques, de suspender uma pesquisa que apontava queda nas intenções de voto de Flávio Bolsonaro (PL).
O presidente da corte acolheu um pedido do bolsonarista que afirmava que o questionário induzia o entrevistado a uma percepção negativa ao citar a troca de mensagens entre o senador e o dono do banco Master, Daniel Vorcaro.
Na campanha petista, a avaliação é que a decisão de Nunes Marques pode abrir um precedente perigoso. Fontes dizem, sob reserva, que a liminar é uma sinalização ruim.
O temor é que o novo presidente do TSE adote uma postura mais intervencionista nas eleições deste ano.
Historicamente, apesar de a suspensão de pesquisas eleitorais não ser um fato inédito, a corte eleitoral costuma agir em casos com falhas ligadas ao registro da pesquisa, por exemplo.
Neste ano, a então presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, suspendeu outra pesquisa que teria sido divulgada sem o registro prévio obrigatório da Justiça Eleitoral.
No meio jurídico, advogados de campanhas adversárias a Flávio afirmam que os argumentos da campanha bolsonarista não podem ser levados a sério.
A decisão de Nunes Marques é liminar e ainda será analisada pelos outros ministros da corte na sessão
