Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Lula avalia nomear Jorge Messias para o Ministério da Justiça em possível reestruturação da segurança
Lula avalia nomear Jorge Messias para o Ministério da Justiça em possível reestruturação da segurança
Por Redação
12/05/2026 às 17:20
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo
O presidente Lula e o advogado-geral da União, Jorge Messias
O governo federal articula uma reestruturação na área de segurança pública que pode resultar na criação de um novo ministério dedicado exclusivamente ao tema. A proposta prevê a separação entre as pastas de Justiça e Segurança Pública e a transferência de órgãos de investigação para a nova estrutura. As informações são da GloboNews.
Ainda segundo a emissora de televisão, caso o Senado aprove a PEC da Segurança Pública e a mudança seja efetivada, o atual ministro da Justiça, Wellington César Lima, deverá assumir o comando do novo Ministério da Segurança Pública. Já para o Ministério da Justiça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende nomear o advogado-geral da União, Jorge Messias, que recentemente teve seu nome rejeitado pelo Senado para uma vaga no STF.
A proposta inclui ainda o desmembramento das atuais atribuições, com a Polícia Federal e as investigações passando a integrar a nova pasta de segurança pública, dentro de uma estratégia do governo para reorganizar a área e fortalecer sua atuação.
