Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Eleição no Colégio Notarial da Bahia é questionada por tabeliães após assembleia
Eleição no Colégio Notarial da Bahia é questionada por tabeliães após assembleia
Por Redação
10/04/2026 às 10:42
Atualizado em 10/04/2026 às 16:34
Foto: Divulgação/Arquivo
Sede nacional do Colégio Notarial
A regularidade da Assembleia Geral do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA), realizada em 10 de fevereiro de 2026, passou a ser questionada por tabeliães que estiveram presentes na reunião. Segundo esses relatos, o encontro, que resultou na eleição da tabeliã Carolina Catizane para a presidência do CNB/BA, não teria cumprido integralmente a pauta prevista no edital de convocação.
De acordo com os participantes, embora a convocação indicasse como finalidade principal a apreciação e deliberação sobre as contas da gestão, a Assembleia teria se limitado à condução do processo eleitoral, sem apresentação, debate ou votação das contas. A ata registrada, intitulada “Ata de Eleição e Apuração”, também apontaria para essa limitação, ao não mencionar a análise financeira prevista.
Outro ponto levantado diz respeito à comunicação institucional posterior ao encontro. Segundo os tabeliões que reclamaram, o site oficial do CNB/BA informou que a sessão “também serviu para a prestação de contas”, o que, segundo os relatos, não corresponderia ao que efetivamente ocorreu durante a reunião. Para os tabeliães ouvidos, a divergência entre o conteúdo da ata e a divulgação institucional levanta questionamentos sobre a transparência e a governança interna da entidade.
