/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Petrobras descarta planos sobre investimentos na Venezuela neste momento, afirma Magda

Petrobras descarta planos sobre investimentos na Venezuela neste momento, afirma Magda

Executiva diz que especulações sobre investimento no país são 'absurdo completo'

Por Nicola Pamplona/Folhapress

06/03/2026 às 19:30

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Imagem de Petrobras descarta planos sobre investimentos na Venezuela neste momento, afirma Magda

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta sexta-feira (6) que a estatal não tem nenhum estudo sobre investimento na Venezuela neste momento. "Isso é um absurdo completo", afirmou, em entrevista coletiva para detalhar o balanço da companhia.

O país vizinho voltou ao radar da indústria petroleira após invasão dos Estados Unidos para prender o ditador Nicolás Maduro no início do ano. O presidente americano, Donald Trump, quer incentivar o setor a investir na produção venezuelana.

Magda afirmou que a Petrobras precisa repor reservas e que a Venezuela poderia ser uma fonte, mas que não é possível cogitar investimentos por lá enquanto houver embargos.

"Se fosse possível ir à Venezuela, a Venezuela seria sim um país em que a Petrobras poderia ir explorar petróleo", disse ela. "[Mas] é país difícil, com reservas complicadas de serem exploradas, onde temos impossibilidade por conta de embargo. "Então, não estamos falando em ir para Venezuela agora".

Ela completou que, se o embargo for cancelado, "aí sim podemos cogitar se Venezuela é um negócio pra nós ou não".

A Petrobras operou na Venezuela entre 2002 e 2013. Chegou após comprar a argentin Perez Companc, que tinha ativos naquele país, e saiu ao vender sua subsidiária argentina. Chegou a assinar acordos com a Venezuela para investimentos no Brasil, mas a parceria não foi adiante.

A Venezuela diz ter as maiores reservas de petróleo do mundo, com 303 bilhões de barris. Especialistas, porém, dizem que uma grande parcela desse volume depende de petróleo caro para justificar investimentos.

A consultoria Rystad Energy, por exemplo, estima que esses investimentos só sairão do papel se o preço do petróleo se sustentar acima de US$ 80 por barri por um longo prazo.

Nesta sexta-feira, o petróleo Brent chegou a superar os US$ 90 por barril, diante do recrudescimento do conflito no Oriente Médio. Mas não se sabe ainda por quanto tempo as cotações vão se sustentarão nesse patamar.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.