/

Home

/

Noticias

/

Interior

/

Ivan Cordeiro defende universidade federal com reitoria em Conquista e volta a cobrar hospital universitário

Ivan Cordeiro defende universidade federal com reitoria em Conquista e volta a cobrar hospital universitário

Por Redação

09/03/2026 às 15:33

Atualizado em 09/03/2026 às 15:55

Foto: Divulgação

Imagem de Ivan Cordeiro defende universidade federal com reitoria em Conquista e volta a cobrar hospital universitário

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), utilizou a Tribuna para defender o fortalecimento do ensino superior na cidade e na região Sudoeste da Bahia. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a necessidade de criação de uma universidade federal com reitoria própria no município e voltou a cobrar investimentos estruturantes, como a implantação de um hospital universitário.

O vereador contou que a reflexão surgiu a partir da leitura do livro Edgar Santos e a Reinvenção da Bahia, do escritor e antropólogo Antônio Risério, que aborda a trajetória do médico e educador Edgar Santos, primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo Ivan, a obra estimula uma análise sobre o papel estratégico das universidades no desenvolvimento social e regional. “Estava lendo este final de semana o livro Edgar Santos e a Reinvenção da Bahia. Ao ler essa obra, nós somos convidados a revisitar um momento singular da história do ensino superior no estado”, afirmou.

O vereador destacou que Edgar Santos conduziu um período marcado por expansão e inovação no ensino superior baiano, baseado em visão estratégica e ousadia política. Para Ivan Cordeiro, esse espírito de planejamento e ambição precisa voltar a orientar as políticas públicas voltadas à Educação. “Edgar Santos tinha uma característica que hoje é muito rara na política baiana: a capacidade de ousar e de pensar grande”, observou.

Ao trazer o debate para a realidade local, o presidente da Câmara ressaltou que Vitória da Conquista já abriga um campus da Ufba, mas afirmou que o município reúne condições e demanda para sediar uma instituição com autonomia administrativa e orçamentária. “Hoje, infelizmente, Conquista conta apenas com o campus da Ufba aqui no município. Nós temos lutado, juntamente com diretores, professores e alunos, e a Câmara tem encampado essa luta de transformar esse campus numa reitoria própria, com autonomia administrativa e um orçamento independente”, declarou.

Ivan destacou ainda o papel de Vitória da Conquista como polo regional, com influência sobre dezenas de municípios do Sudoeste baiano. Segundo ele, essa posição estratégica exige investimentos compatíveis com a dimensão da cidade. “Conquista já demonstrou a sua grandeza e a sua capacidade de influência em toda a região sudoeste”, afirmou.

O vereador citou também a discussão sobre a criação de uma região metropolitana envolvendo cerca de 36 municípios, projeto em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia. Para ele, a iniciativa reforça o peso regional de Conquista e a necessidade de ampliar sua estrutura universitária. “Estamos falando de uma região que representa mais de um milhão de baianos e baianas. De fato, nós precisamos do campus da Universidade Federal do Sudoeste aqui em Vitória da Conquista”, destacou.

Ao comparar a situação do município com a de outras cidades baianas, Ivan lembrou que municípios como Cruz das Almas, sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Barreiras, onde está instalada a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); e Itabuna, que abriga a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), já contam com instituições federais com reitoria própria. “Enquanto isso, Conquista, do tamanho que é, continua sendo apenas um campus e não temos ainda essa reitoria”, afirmou.

O presidente da Câmara também voltou a defender a implantação de um hospital universitário no município, destacando a importância da estrutura tanto para a formação acadêmica quanto para o fortalecimento da rede pública de saúde regional. Ele lembrou que Vitória da Conquista chegou a disputar a instalação da unidade, mas o projeto acabou sendo direcionado para Paulo Afonso. “Recentemente nós perdemos esse hospital universitário para o município de Paulo Afonso. Nada contra Paulo Afonso, mas veja o tamanho de Vitória da Conquista. Já perdemos universidade própria para outras cidades e não podemos ficar para trás”, pontuou.

Na parte final do pronunciamento, Ivan Cordeiro ressaltou a necessidade de ampliar a representatividade política de Vitória da Conquista nas esferas estadual e nacional, como forma de garantir novos investimentos para o município e para toda a região sudoeste. “A gente precisa ter força política e representatividade para que possamos alcançar mais investimentos e mais desenvolvimento para o nosso município e toda a região sudoeste”, afirmou.

Ao concluir a fala, o presidente da Câmara reafirmou o compromisso do Legislativo com as pautas que fortalecem o ensino superior e a saúde pública na cidade. “Fica aqui registrado a nossa luta e o nosso empenho pela Universidade Federal com reitoria própria em Vitória da Conquista e também pelo hospital universitário”, concluiu.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.