/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Avante filia três deputados estaduais e amplia bancada na Assembleia

Avante filia três deputados estaduais e amplia bancada na Assembleia

Por Política Livre

09/03/2026 às 06:37

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Avante filia três deputados estaduais e amplia bancada na Assembleia

Assembleia Legislativa

O Avante vai ampliar sua presença na Assembleia Legislativa da Bahia com a filiação simultânea de três deputados estaduais nesta segunda (09). Além do deputado Vitor Azevedo, atualmente no PL (clique aqui para ler), também ingressarão na legenda Laerte do Vando, atualmente no Podemos, e Felipe Duarte, eleito pelo PP. 

Com as adesões, o partido passará a contar com quatro parlamentares estaduais, somando-se ao deputado Patrick Lopes, eleito pela própria sigla.

As filiações ocorrerão partir das 10h de hoje, na sede estadual do Avante, localizada no Edifício CAB Empresarial, no bairro de Sussuarana, na capital baiana.

A movimentação foi articulada pelo presidente da legenda na Bahia, Ronaldo Carletto, e contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), considerado um dos principais padrinhos políticos da expansão do partido em solo baiano. O cacique do Avante é apontado, inclusive, como eventual suplente do petista. 

A parceria entre Ronaldo e Rui foi determinante para o crescimento recente da sigla. Até poucos anos atrás, o Avante tinha apenas um prefeito no Estado. Após as articulações conduzidas pelo grupo, a legenda saltou para 60 prefeitos nas eleições municipais de 2024, tornando-se uma das siglas que mais cresceram na Bahia. Agora, a estratégia é repetir o avanço também na Assembleia Legislativa.

Atualmente, o partido já conta com dois deputados federais: Pastor Sargento Isidório e Neto Carletto.

O crescimento da legenda chama atenção também pela sua configuração política considerada “sui generis”. Embora integre a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), muitos dos prefeitos eleitos pelo partido em 2024 apoiaram o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) na eleição estadual de 2022.

Mesmo com esse perfil heterogêneo, o Avante tem estabelecido como meta se consolidar entre os três maiores partidos da base governista na Bahia, dividindo protagonismo (e espaços de poder) com o PT e o PSD.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

2 Comentários

Avatar comentário

Paulo

09/03/2026

11:23

Cada vez mais difícil para ACM negão
Responder
Avatar comentário

CARLOS MOTA JR

09/03/2026

08:47

Nasce o Primeiro Partido Trans Oficial da Bahia - Conhecido entre os petistas com Boyceta ou Vacarôla, promete ser a nova geração sem a permissão de adesão de hermafroditas geneticamente modificado.
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.