/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Diego Castro aciona MP-BA em defesa de israelenses e critica proposta de Hilton Coelho

Diego Castro aciona MP-BA em defesa de israelenses e critica proposta de Hilton Coelho

Por Redação

24/03/2026 às 11:19

Foto: Reprodução/Instagram

Imagem de Diego Castro aciona MP-BA em defesa de israelenses e critica proposta de Hilton Coelho

Diego Castro e Hilton Coelho

O deputado estadual Diego Castro (PL) apresentou, nesta segunda-feira (23), um requerimento ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitando a apuração de possíveis práticas xenofóbicas contra cidadãos israelenses no estado. A iniciativa ocorre após episódios registrados em Itacaré, no Sul da Bahia, onde uma manifestação pró-Palestina terminou em confusão.

Recentemente, de acordo com a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), dois grupos participaram do ato em uma praça da cidade: um contrário à presença de israelenses no município e outro favorável. O confronto envolveu brasileiros e turistas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram discussão, gritos e um princípio de briga, enquanto manifestantes entoavam palavras de ordem em defesa da Palestina.

No requerimento, Diego Castro pede a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos, além da adoção de medidas preventivas. Entre os pedidos estão a expedição de recomendações a órgãos públicos e estabelecimentos do setor turístico, a articulação com forças de segurança para monitoramento de possíveis ocorrências e a realização de campanhas educativas sobre respeito à diversidade cultural.

“Após reunião com minha equipe jurídica, acionamos o Ministério Público da Bahia com uma representação para que apure e coíba essa prática xenofóbica registrada no litoral do Baixo Sul, especialmente diante das imagens vistas em Itacaré. É um absurdo em pleno século 21, sobretudo em nosso território, com condutas que lembram episódios de perseguição e ódio como os ocorridos na Alemanha nazista. O curioso é que tudo que tem fundamento bíblico parece incomodar a esquerda. É isso que está por trás dessa perseguição. Na prática, a esquerda do deputado do PS é uma coisa, e no discurso é outra”, declarou.

O parlamentar também criticou a iniciativa do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adote medidas administrativas para impedir a entrada de militares de Israel no Brasil. A proposta sugere o acionamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores para barrar a concessão de vistos a esses militares.

Segundo Hilton Coelho, a medida tem como base o argumento de que militares israelenses que participaram de operações contra a Palestina e o Líbano estariam escolhendo a Bahia como destino turístico, especialmente no litoral sul. A proposta ainda aguarda análise no âmbito da AL-BA.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.