Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Dados do TSE expõem alcance restrito da influência política de Zé Cocá na Bahia, avalia Marcelino Galo
Dados do TSE expõem alcance restrito da influência política de Zé Cocá na Bahia, avalia Marcelino Galo
Por Redação
24/03/2026 às 18:15
Foto: Divulgação
O deputado estadual Marcelino Galo (PT)
“O senador Otto Alencar tem razão ao afirmar que a influência política do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), é bastante limitada no cenário estadual”. A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que realizou um levantamento com base nos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para medir o peso político real do gestor e de prefeitos ligados a ele.
De acordo com o parlamentar, o estudo considerou 30 municípios das regiões do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, apontadas como a principal área de influência de Cocá. Segundo os dados do TSE referentes às eleições municipais de 2024, esse conjunto representa apenas 7,2% das 417 cidades baianas e reúne cerca de 427 mil eleitores — o equivalente a somente 3,8% do eleitorado estadual, estimado em 11,28 milhões.
Dentro desse universo, o levantamento feito pelo deputado mostra que o PP elegeu diretamente o prefeito em apenas nove municípios: Jequié, Ipiaú, Manoel Vitorino, Aiquara, Dário Meira, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal e Iramaia. Em outros sete, o partido integrou a coligação vencedora sem liderar a chapa. Há ainda quatro cidades apontadas como aliadas informais, enquanto em dez não foi identificada qualquer relação política.
Galo analisa que os números revelam ainda forte concentração de votos. De acordo com os dados obtidos pelo parlamentar petista, dos 125.656 obtidos pelos nove prefeitos eleitos pelo PP, 85.219 vieram apenas de Jequié — 67,8% do total. Nas demais oito cidades, o somatório foi de 40.437 votos, média inferior a cinco mil por município. Em dois casos, as vitórias foram extremamente apertadas, como em Manoel Vitorino, decidida por apenas 26 votos.
Na avaliação de Marcelino Galo, para a eleição estadual em 2026, o impacto direto desses números é reduzido. Mesmo em um cenário otimista, a mobilização eleitoral ligada a Cocá ficaria entre 120 mil e 180 mil votos, algo entre 1,1% e 1,6% do eleitorado baiano. De acordo com o deputado, os dados do TSE indicam que a influência do prefeito existe, mas está restrita a uma microrregião e longe de representar uma força decisiva no Estado.
5 Comentários
Adriano silva
•
24/03/2026
•
16:48
Geovana
•
24/03/2026
•
16:27
Geraldo Cesar Pontes Almeida
•
24/03/2026
•
16:11
Érico Souza
•
24/03/2026
•
15:44
