Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Lula articula prioridades eleitorais no Congresso e reforça alinhamento com o STF
Lula articula prioridades eleitorais no Congresso e reforça alinhamento com o STF
Por Redação
03/02/2026 às 10:07
Foto: Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou a articulação política com o Congresso Nacional e buscou reforçar a parceria institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF) durante a abertura do Ano Judiciário de 2026. Com pouco tempo para avançar em votações antes do período eleitoral, o governo elencou como prioridades o fim da escala 6x1 sem redução salarial, a PEC da Segurança Pública e projetos de combate às facções criminosas, temas que devem integrar o discurso eleitoral do petista. A reportagem é do jornal O Globo.
Em meio a um cenário de desconfiança entre o Planalto e a cúpula do Legislativo, Lula aposta no enfrentamento ao crime organizado como principal legado da gestão. No STF, o presidente afirmou que o governo tem avançado no combate ao crime financeiro, citando operações que atingem grandes esquemas de lavagem de dinheiro, numa tentativa de afastar a imagem de leniência e adotar uma retórica de lei e ordem com viés econômico.
No discurso ao Congresso, entregue pelo ministro Rui Costa, Lula destacou resultados econômicos e sociais do governo, como crescimento do PIB, queda do desemprego e aumento de investimentos estrangeiros. O presidente também sinalizou foco no eleitorado feminino, ao defender o fortalecimento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, além de alertar para os riscos da desinformação e do uso da inteligência artificial nas eleições, reforçando a defesa institucional da Justiça Eleitoral.
