Conselheiro do TCE-BA tomará posse na Presidência do Instituto Rui Barbosa
Por Redação
24/02/2026 às 17:26
Atualizado em 24/02/2026 às 17:25
Foto: Divulgação
O conselheiro Inaldo Araújo
O conselheiro Inaldo Araújo, diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA, será empossado na presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), nesta quarta-feira (25.02). Primeiro conselheiro baiano a presidir o IRB, Inaldo Araújo recebeu os votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, feito inédito nos 52 anos de história da entidade, e a sessão solene da sua posse será realizada às 16h, no Auditório do Condomínio Empresarial ION, em Brasília, reunindo representantes do Sistema de Controle Externo, autoridades e convidados.
A cerimônia marca o início de um novo ciclo institucional, reafirmando o compromisso do IRB com o fortalecimento dos Tribunais de Contas, a qualificação do Controle Externo e o aprimoramento das políticas públicas no Brasil. Presidida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo, a nova gestão assume com a missão de dar continuidade às iniciativas estratégicas da entidade, ampliando a cooperação técnica, a inovação e a produção de conhecimento aplicado à administração pública.
POSSE NA ATRICON
Também nesta quarta-feira, será empossada a diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para o biênio 2026-2027, em solenidade marcada para às 10h, no Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). O atual presidente, Edilson Silva (TCE/RO), será reconduzido ao cargo após ter garantida a sua permanência por aclamação durante Assembleia Geral da entidade, realizada em dezembro passado.
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, que já compõe os quadros da atual diretoria da Atricon, tomará posse como dire
