/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

UE avalia retaliação bilionária contra EUA após ultimato de Trump sobre a Groenlândia

UE avalia retaliação bilionária contra EUA após ultimato de Trump sobre a Groenlândia

Por Redação

19/01/2026 às 08:13

Foto: Reprodução/Arquivo/Instagram

Imagem de UE avalia retaliação bilionária contra EUA após ultimato de Trump sobre a Groenlândia

Donald Trump

A União Europeia avalia retaliar os Estados Unidos após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 10% — com possibilidade de aumento para 25% — contra países europeus que enviaram tropas à Groenlândia, caso não haja acordo para a compra do território, que pertence à Dinamarca. A medida foi considerada um ultimato e aprofundou a pior crise nas relações transatlânticas em décadas. A reportagem é do jornal O Globo.

Diplomatas do bloco discutem retomar tarifas de até € 93 bilhões (cerca de R$ 580 bilhões) sobre produtos americanos e até acionar o chamado instrumento anticoerção, conhecido como “bazuca” comercial, que pode restringir investimentos e limitar o acesso de empresas dos EUA ao mercado europeu, incluindo grandes companhias de tecnologia.

As possíveis retaliações buscam fortalecer a posição europeia antes de encontros com Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos, embora líderes da UE ainda tentem evitar uma escalada do conflito. Países atingidos pelas ameaças reafirmaram união e alertaram que a pressão tarifária dos EUA enfraquece a relação entre aliados e pode gerar uma perigosa espiral de tensões.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.