Trump lança Conselho da Paz na Suíça em tentativa de suplantar ONU
Por Victor Lacombe/Folhapress
22/01/2026 às 08:36
Foto: Reprodução/Arquivo/Instagram
Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (22) a criação do Conselho da Paz, órgão que o governo americano espera utilizar para suplantar as Nações Unidas. Inicialmente pensado como instrumento para governar a Faixa de Gaza como parte do cessar-fogo na região, o conselho tem ganhado contornos mais amplos, movimento recebido com preocupação por países como França, Canadá, Reino Unido e Brasil.
A cerimônia de assinatura aconteceu às margens do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça —evento já ofuscado pela investida tarifária e diplomática de Trump, ora suspensa, de anexar a Groenlândia. O Conselho de Paz nasce com a participação de países como Rússia, Israel, Arábia Saudita, Egito, Marrocos e Vietnã, mas não está claro quais desses serão membros permanentes, uma vez que Trump pretende cobrar US$ 1 bilhão de quem desejar o assento.
O republicano disse nesta quinta que pretende trabalhar com a ONU e "reconstruir lindamente" Gaza, mas declarações anteriores do americano indicam que o objetivo é outro. "Acho que vai ser incrível, esperava que a ONU pudesse fazer mais, esperava não precisar deste conselho, mas as Nações Unidas... em nenhuma das guerras que eu encerrei, as Nações Unidas me ajudaram", disse Trump na terça (20), antes de embarcar para a Suíça.
